14 de setembro de 2011

A organização do pensar no aproveitamento das referências e oportunidades de mercado em Marketing

Externalizar as informações parece um processo com o qual as pessoas ainda estão se adaptando, não trazendo mais consigo as experiências e criando paradoxos dentro das empresas, como vão infinitos que barram o desenvolvimento e criam a dependência das ações dos concorrentes, que são imitadas e copiadas com tanta precisão que os consumidores encontram somente mais um produto ou serviço disponível no mercado.
A cada dia cresce a distância entre as melhores empresas e seus concorrentes, fruto de um movimento onde o conhecimento não é mais bem vindo em seu estado mais natural e produtivo, pois cada informação não é mais encontrada nas pessoas, mas em sistemas que não deixam espaço para variáveis e criatividade, engessando toda e qualquer possibilidade de desenvolvimento.
Isto acontece quando as próprias pessoas passam a não cuidar da própria cultura, que agrega novos conhecimentos a cada dia, trazendo aprendizados e tornando possível criar com maior facilidade, indo na contramão das organizações que só guardam dados e nada fazem com eles.
Desta maneira também há uma crescente que coloca a tecnologia nas mãos das pessoas e as tornam incapazes de pensar, pois passam toda a vida processando como máquinas que recebem ordens e só podem buscar uma informação em um único local.
Nas empresas também acontece um processo de autodestruição, pois criar não é uma opção disponível e sequer é cogitada, ainda mais quando a referência encontrada nos concorrentes é o ponto de partida para copiar o que deu certo, só que sem adaptar as ideias à cultura organizacional.
Então este movimento que outrora foi assertivo coloca em xeque as ações de uma empresa que não vive no mercado, pois prefere tentar sobreviver com as poucas oportunidades que restam, e que são dadas pelos concorrentes que não querem aquela fatia de mercado.
Com isso tudo o que é ligado ao desenvolvimento cai por terra, fica perdido em um limbo que não permite encontrar uma saída viável, colocando abaixo toda e qualquer ação que tente mostrar um caminho a seguir para se diferenciar dos concorrentes.
Mesmo assim as empresas podem colocar as práticas que tornam o conhecimento inaplicável nas empresas de lado, fazer uso de informações com as pessoas e não fazer com que todos se tornem robôs, como acontece hoje em dia, e que também é justificado pela incapacidade das pessoas pensarem, pois tornaram-se dependentes demais de informações que já estão prontas e não permitem sair dos trilhos.
Empresas que contam com colaboradores que pensam conquistam as maiores fatias de mercado, ganham em conhecimento e colocam-se na vanguarda do mercado, sendo copiadas pelas demais e ditando as regras do mercado, pois antes de agir sempre analisam os cenários e colocam as mais diversas experiências dentro da avaliação de cada área e do conjunto organizacional, que prima pela excelência e faz jus ao êxito e reconhecimento, pois sempre são diferentes ao saberem que suas histórias são construídas dia após dia.