4 de novembro de 2011

A capacidade de aprendizado com todos os concorrentes e o desenvolvimento de inovações dentro das estratégias de Marketing

Aproveitar as experiências dos concorrentes para melhorar as próprias práticas torna uma empresa mais ágil em seu desenvolvimento, colocando em ação o uso diário do conhecimento obtido através do benchmarking e da criatividade de seus colaboradores, que estão em contato com inúmeras empresas na figura de consumidores e podem trazer um expertise inovador para o ambiente de trabalho.
Tornar o aperfeiçoamento uma constante dentro das empresas exige preparo em todas as áreas, administrando o fluxo de informações, colocando em evidência o desenvolvimento de ideias e soluções por meio do conhecimento dos colaboradores e analisando seus concorrentes diariamente, levando-se como princípio que todas as organizações fazem parte desta concorrência, fator pouco considerado e que tem impactos maiores nas empresas que não entendem o comportamento do consumidor e suas escolhas.
Diante de um mercado altamente competitivo as empresas podem criar condições de trazer aos clientes os melhores produtos e serviços quando orientadas ao desenvolvimento de soluções, modelo completamente oposto àquele baseado somente em produtos ou serviços.
Só que esta visão só é alcançada por um número reduzido de organizações, que buscam referências interna e externamente, gerando um desenvolvimento equilibrado e tomado pelo conhecimento.
Então o resultado será muito melhor, pois não é gerado a partir do nada, mesmo que muitas pessoas achem que isso seja possível, e gerenciam todos os fluxos de circulação de informações no ambiente da organização para que a criatividade seja incentivada e aguçada continuamente, abrindo a mente dos colaboradores e eliminando os conceitos distorcidos que ocupam o tempo das organizações despreparadas.
Por esta razão é que muitas empresas ficam presas demais ao passado, não se deixam evoluir por medo da incerteza, só que se esquecem de criar ciclos baseados na inovação, criando processos engessados demais e que são extremamente repetitivos, e que podem ser feitos por máquinas infinitamente, sem agregar nenhum diferencial ou valor real no que é produzido.
Enquanto isso as organizações que saem das caixas de concreto onde são fundadas acabam ganhando um mercado muito maior, estudam todo e qualquer concorrente, pois sabem que se o cliente decidir adquirir um produto ou serviço de uma empresa, independentemente de sua natureza ou setor, estará abrindo mão de dar-lhes a oportunidade de serem as organizações que o acompanharão por um longo tempo.