15 de novembro de 2011

Desenvolvimento constante, abertura ao aprendizado e a oferta de soluções em Marketing

Ações de melhoria contínua devem ser incluídas na formação das empresas, junto às bases que fundamentam todo o funcionamento organizacional, passando pelas diretrizes e objetivos, dentro do planejamento elaborado com conhecimento, sem engessá-lo por completo ou torná-lo flexível demais.
A maioria das empresas perde espaço para os concorrentes ao não conhecerem bem suas próprias atividades, deixando muito claro que o autoconhecimento é tratado como um fator irrelevante, que ocupa muito tempo e dinheiro, pois requer estudos e pesquisas, que no final apontarão problemas, enquanto que nas empresas inteligentes serão encontradas oportunidades para se oferecer uma solução.
Esta diferença é fruto do que as empresas vêm plantando desde o seu nascimento, aproveitando cada experiência para aprender ou não, fazendo por merecer um lugar de destaque, tanto positivo quanto negativo, e ainda assim dependendo do conhecimento, até mesmo quando esta variável é eliminada de qualquer ação.
No entanto é interessante notar que as melhores organizações também passam por momentos de dúvidas, a diferença é que elas analisam o cenário e buscam a solução, não ficando paradas no tempo, fator que é dependente dos colaboradores, que quando muito bem preparados trabalham em conjunto e trocam o máximo de informações com as demais áreas.
Neste ritmo só há um caminho a ser percorrido, pois o êxito só é alcançado quando as ações são colocadas em prática, seja para estudar um projeto e verificar a sua viabilidade, seja para estudar melhor uma ideia ou aperfeiçoar o que já existe, criando um ciclo virtuoso que dá às organizações as melhores oportunidades no mercado.
Também é evidente que as melhores empresas sempre estão preparadas para a ação dos concorrentes, fazendo do relacionamento com os consumidores o principal momento em que as informações mais recentes acabam transformadas em produtos e serviços futuramente.
Só que apenas trocar informações com os clientes não é o suficiente, pois até mesmo a insatisfação das pessoas gerará uma informação, e então a empesa entra em um estágio onde o que é feito com a informação é mais importante, principalmente quando ela percorre todo o ambiente, chega a todas as áreas e é aplicada em uma solução.
Deste jeito tudo o que é produzido ganha um valor ainda maior, pois vai ao encontro dos desejos dos clientes, é feito para e com o consumidor, dentro de um processo de estudos e serviços que não fecha as portas da organização, pois torna-a apta a receber as informações mais variadas, filtrando e usando-as adequadamente, demonstrando um conhecimento elevado e também uma capacidade de aprendizado do mais alto nível.
Por isso é importante distribuir o máximo de informações dentro das empresas, integrar as áreas entre si e com os consumidores, especialmente em um mercado global e que tem na rapidez da troca de informações entre clientes um novo desafio às empresas, que quando inteligentes buscam olhar para fora de seus muros em busca do desenvolvimento.