30 de dezembro de 2011

Relacionamento continuado com o consumidor associado às pesquisas de Marketing

Distanciar-se dos clientes é um processo comum em muitos mercados, efetuado por empresas que não compreendem a razão que existe para tal relacionamento perdurar o máximo de tempo possível, não pela necessidade de se lucrar única e exclusivamente, mas com o intuito de evoluir as ações, desenvolver a empresa e tornar a vanguarda de mercado uma constante dentro das melhores organizações.
Manter um relacionamento com os clientes é básico para qualquer empresa, tendo como reflexo a fidelidade natural, que cresce e passa para outras pessoas, tanto dentro das famílias quando pelo nível de amizade existente entre os consumidores, mas são poucas as empresa que estão preparadas para lidar com esta constante, ignorando toda e qualquer informação nova que chegue aos colaboradores, pois acham que já conhecem os clientes tão profundamente que nada mais é necessário no campo das pesquisas de Marketing.
Outro ponto interessante é a incapacidade de muitas organizações aceitarem que o mercado é mutável, movendo-se em uma velocidade que, dependendo do setor, mexe com a maneira de pensar organizacional.
Mesmo assim muitas empresas acham que não precisam de clientes, que eles dependem das organizações para sobreviver e que não encontrarão produtos e serviços equivalentes ou melhores em seus concorrentes, apontando diretamente para a visão míope e ofuscada pela falta de conhecimento em todos os níveis mais elevados.
E desta maneira as empresas desprovidas de preparo deixam o mercado receptivo aos concorrentes mais capacitados, que investem em seus colaboradores e os preparam diariamente para fazer o melhor, transformando o conhecimento em produtos e serviços que atendem aos desejos dos consumidores, agregando novas informações àquilo que já existe e inovando ao estarem conectadas com o presente.
Por esta razão é que poucas organizações são reconhecidas facilmente pelos consumidores, obtendo diferenciais que as colocam sempre na frente dos concorrentes, oferecendo produtos e serviços dentro do tempo correto e formando uma parceria de longa duração com os consumidores, pois seus colaboradores estão muito bem preparados para lidar com a interação cliente empresa.
Quanto mais próxima a empresa se encontra de seus consumidores maiores são as inovações disponibilizadas em um mercado, atendendo desejos com maior precisão e deixando aos clientes a certeza de que a parceria formada será longa e trará satisfação para ambos os lados.