1 de maio de 2012

Conhecimento, processos e benchmarking aplicados de forma integrada às estratégias de Marketing

A forma como os processos são conectados internamente definem a maneira como a empresa interage consigo própria e com seus fornecedores, distribuidores e os clientes, criando assim novos canais para repassar informações, utilizando todas as habilidades conjuntamente e colocando em primeiro plano a razão pela qual a organização existe.
Processos devem ser bem desenhados para que todas as áreas possam compreender como as demais funcionam, fator que influencia diretamente em todos os resultados, tornando-se vital para o êxito das ações e colocando o conhecimento acima das ações impensadas.
Este comportamento revela uma preocupação em satisfazer o consumidor final, além de mostrar que seus próprios colaboradores são decisivos na hora em que há a necessidade de se criar ou desenvolver uma solução.
Então o foco da empresa é completamente direcionado à integração das áreas, onde todos usam o mesmo discurso e sabem claramente quais são os caminhos a percorrer em qualquer mercado, iniciando-se pelo mercado em questão e partindo então para a conquista de uma fatia em outro território.
Com isso os ganhos das empresas são maiores e mais duradouros, fazendo parte de uma ação de longa duração, como foco na qualidade e satisfação de consumidores, pontos que podem ser abordados por meio de uma visão, mais ampla e, gerada por ângulos diferentes dos comumente vistos.
Isto também leva ao uso de um benchmarking pleno e focado no entendimento das ações dos concorrentes, com estudos que revelam a forma como cada processo foi desenhado e aplicado, levando-se em conta também a cultura de cada empresa, algo tão importante quanto às decisões que serão tomadas sobre o aprendizado e a aplicação do que foi absorvido.
Feito isso é necessário que todas as estratégias estejam alinhadas adequadamente, pois cada área possui a sua e estão sob a tutela de uma estratégia maior da organização, que leva em conta as inúmeras variáveis e torna possível encontrar melhores oportunidades para se atender ao consumidor.