11 de maio de 2012

Empresas, processos e conhecimento na integração interna das empresas em Marketing

A maioria das empresas não sabe porque perde seus colaboradores, pois não contam com processos bem delineados, e quando estes existem não os usam realmente, tornando o achismo a regra que domina o ambiente e faz com que uma única área prejudique as demais, principalmente quando o desconhecimento é o que determina as decisões sem nexo tomadas a esmo.
Ter processos bem definidos é essencial para qualquer organização que almeje o êxito, e como consequência o sucesso em suas ações, mas para a maioria das empresas o simples fato de existir já é suficiente para não se preocuparem com mais nada, especialmente o consumidor.
Isto ocorre quando todas as áreas estão separadas demais, não há diálogo ou troca de informações, nem mesmo a visão de que todas as áreas estão sob um mesmo teto, fato que pode parecer impossível e que é a realidade nas organizações que apenas ocupam espaço físico, sem nada a oferecer de bom para o mercado e seus clientes.
Então cada uma das ações é vazia e sem propósito, nada mais é solucionado, nem mesmo surgem novas oportunidades porque a empresa fica ocupada demais procurando um culpado para seus erros.
Por outro lado existem as organizações que conseguem delimitar suas ações internas a tal ponto que viram referência em um mercado, pois estruturam suas ações de acordo com a sua capacidade, tanto produtiva quanto criativa, e assim sabem exatamente quais serão os limites a se alcançar.
Logicamente este nível só é atingido por um pequeno grupo de empresas, que visam a excelência e contam com colaboradores bem preparados, que podem criar, pensar e refletir sobre tudo o que é produzido, daquilo que é idealizado e pode se tornar um produto ou serviço até o que já está disponível para os clientes e pode receber melhorias com o passar dos tempos.