20 de setembro de 2012

A diversidade de conhecimentos e os estudos de Marketing aplicados na melhoria contínua das organizações

Quando as empresas sabem administrar os diversos conhecimentos de seus colaboradores podem trazer uma gama maior de informações à realidade de cada uma de suas áreas, fazendo desta comunicação um fator importante na troca de ideias e especialmente no aproveitamento da criatividade de cada pessoa, colocando em primeiro plano o conhecimento e tornando os estudos e pesquisas muito mais assertivos.
Havendo uma integração maior entre as ideias, e entre as áreas, existe a oportunidade de se transformar as informações em diferenciais perceptíveis aos olhos dos consumidores, encantando e entregando-os produtos e serviços diferenciados antes dos concorrentes.
Mas antes disso acontecer é preciso que a empresa tenha consciência sobre suas ações, começando pela razão pela qual ela existe, e isto vai além de um mero produzir ou ofertar produtos e serviços, é algo que só é compreendido quando a organização consegue entender plenamente toda a cadeia de eventos que permitem a sua existência e o que resulta de cada uma de suas tarefas.
Logicamente muitas empresas preferem não ter um autoconhecimento, pois adquirem práticas que as dividem incessantemente, como se fosse vital que cada área estivesse em um local do planeta para evitar o contato entre as pessoas.
Também existe outro fator que vai à direção oposta das empresas que adoram se dividir, pois muitas organizações possuem unidades espalhadas pelo globo e trabalham em conjunto, como se estivessem sob o mesmo teto, algo que permite conhecer muito mais a própria organização e fazer uso de estudos e pesquisas sob as visões diferenciadas e que criam produtos e serviços cada vez melhores.
Então o fator localidade pode parecer descartável, mas não o é, pois as empresas sempre precisarão ter um lugar de origem, e o modelo da maioria sempre encontra um lugar para atuação, mas que, devido à cadeia de valor, acaba tendo também a influência de outras regiões indiretamente.
E quando as empresas conseguem entender que hoje todos os mercados locais são influenciados uns pelos outros tudo passa a fazer um sentido maior, e por incrível que pareça ainda existem empresas que não acreditam nas influencias de outras organizações nas suas por não estarem do lado ou serem do mesmo setor.
Desta forma a capacidade de percepção da empresa também deve ser maior, as habilidades em lidar com um cenário que sempre existiu, mas que hoje é muito mais presente, faz com que as mudanças ocorram mais rapidamente, pois as informações percorrem todo o globo em um tempo ínfimo e que mexe com muitas decisões em um tempo muito menor do que antigamente.