9 de outubro de 2012

A vanguarda de mercado e o investimento inteligente em Marketing

Empresas que tratam a si próprias como custos não investem e eliminam o conhecimento de seus ambientes, tratam seus colaboradores como peças e dão aos seus clientes os piores produtos e serviços, sem exceção.
Muitas empresas não compreendem a necessidade de investir, de criar oportunidades para que elas próprias às aproveitem e entreguem aos clientes algo além de uma troca de dinheiro por um produto ou serviço.
Isto acontece porque certos mercados não possuem como característica a inteligência e o valor agregado daquilo que produzem, virando reféns do mercado global e produzindo única e exclusivamente matéria-prima.
Este comportamento desatualizado reduz toda e qualquer chance de uma empresa atender seus clientes com excelência em outros mercados, tanto dentro de um mesmo país quanto em âmbito global.
Mas mesmo assim muitas organizações ainda criam a ilusão de que são as únicas opções dos consumidores e que sem elas as pessoas não terão outra empresa para adquirir um produto ou serviço, revelando a desconexão plena da atualidade e do mundo real, onde um produto, e até mesmo certos serviços, não estão mais presos aos locais, demonstrando uma inteligência elevada dentro das organizações que sabem aproveitar as oportunidades de aprendizado e se colocam como uma opção para o cliente, independentemente da localidade em questão.
Deste modo há um degrau praticamente infinito entre certos mercados, e a comparação chega a ser praticamente descartável, já que a representatividade do que um oferece é tão ínfimo que sequer chega a ser uma ameaça, algo que demonstra o quanto uma cultura local baseada em conhecimento influencia positivamente o alcance dos produtos e serviços ali produzidos e disponibilizados para os consumidores em qualquer região do globo.
Diante deste desafio também é preciso observar que os mercados que se fecham influenciam diretamente a incapacidade das empresas em lidar com a concorrência, mostrando claramente que a ignorância é a constante daquele local, daquele mercado e das empresas que ali se instalam.
Por esta razão todas as empresas inteligentes não se enxergam como custos, pois se baseiam em investimentos para agregar novos conhecimentos ao que já está disponível em seus ambientes internos e fazem o máximo para que os melhores colaboradores ali permaneçam, evidenciando a capacidade de enxergar oportunidades e estar na vanguarda de mercado.