17 de outubro de 2012

O relacionamento das organizações com o fluxo produtivo e a excelência em Marketing

O fluxo produtivo das organizações não se encaixa exclusivamente na linha de produção, mas sim em cada uma das decisões tomadas com foco na melhoria contínua de cada área, de cada novo projeto proposto e dos estudos e pesquisas que diariamente são efetuados em busca de soluções mais eficazes construídas sob a luz do conhecimento.
Muitas empresas não compreendem como a sua produção está além da mera linha produtiva, que vai do início da ideia, passando pelo desenvolvimento, disponibilização ao consumidor e encontra o relacionamento como o elo que cria um ciclo contínuo que exige preparação e consciência.
Mas são poucas as empresas que enxergam claramente que a produção está baseada em um relacionamento contínuo, que se torna um ciclo que tem como foco a melhoria contínua e a satisfação dos clientes, pois, por incrível que pareça, muitas empresas acham que a relação com os consumidores acaba assim que estes adquirem seus produtos ou serviços.
Então o processo produtivo não é mais um processo que pode ser classificado com início e fim, mas com um único começo e um processo de desenvolvimento continuado, que baseia toda a excelência na melhoria contínua de ações e em cada nova variável que se apresenta quando o cliente é consultado.
Por esta razão é que muitas organizações deixam a desejar quando o assunto é o relacionamento, pois não sabem ouvir o consumidor, evita pesquisas que possam evidenciar pontos a melhorar e que realizem comparações com a concorrência, algo que é constrangedor àquelas empresas que ainda possuem um modelo exclusivamente voltado à produção incessante.
Com isso colocado à mesa é mais fácil entender o motivo pelo qual muitas empresas deixam seus clientes fugirem por entre os dedos, já que criam obstáculos para a comunicação com eles e ainda reduzem qualquer possibilidade de se criar produtos ou serviços inovadores com as informações coletadas, já que as pesquisas são abolidas e a crença de que a empresa já sabe tudo consome o ambiente interno e deixa todo o mercado disponível para os concorrentes inteligentes.
No momento em que as organizações compreendem toda a conexão existente entre suas ideias e os ciclos que são formados de forma a convergir para um foco comum, podem estabelecer diretrizes para que o desenvolvimento seja contínuo e efetivo, elevando a excelência organizacional e satisfazendo seus consumidores realmente.