8 de outubro de 2012

Abertura para o conhecimento e a aplicação de novas ideias no dia a dia organizacional em Marketing

Empresas inteligentes abrem suas portas para o conhecimento, criam em seus ambientes internos as melhores oportunidades para que todas as áreas participem de criação e desenvolvimento dos produtos e serviços, deixam também que cada colaborador traga seus mais diferentes conhecimentos para as delicadas trocas de informações e coloquem o relacionamento com o consumidor no centro de suas atenções.
Em meio as mais diversas situações que o mercado coloca diante das organizações há uma que não pode ser excluída de forma alguma para as empresas inteligentes, que trata da capacidade de absorver novos conhecimentos, de olhar além do lugar onde a empresa se encontra, tanto fisicamente quanto na mente daqueles que a controlam, abrindo espaço para que haja também uma diferenciação cultural nestas organizações que olham para frente e não apenas para o seu umbigo.
Isto também vai revelando aos poucos que apenas as empresas mais bem preparadas saem da mesmice que assombra as organizações incapazes de lidar com o conhecimento, que é fruto de uma cultura organizacional e também local, já que as empresas sempre terão influência direta da sociedade que as cerca, e é por isso que poucas organizações alcançam o destaque a relevância necessária para determinar os rumos do mercado, já que estabeleceram diretrizes que colocam o conhecimento em primeiro lugar em todas as áreas, e como parte inseparável de seus colaboradores, que não são moldados ou tratados como máquinas.
Outro ponto que também irá determinar a qualidade dos produtos e serviços está ligada àquilo que a organização fará diante de seus parceiros ou fornecedores, já que a cadeia produtiva não possui um início e fim, pois as organizações estão interligadas de tal maneira que achar que a empresa é uma ilha em meio ao oceano mercadológico é uma evidência cabal da ignorância plena do conhecimento e do fechamento pleno da organização em si, para que não seja contaminada com ideias que a obriguem a melhorar, tentando falsamente proteger um desenvolvimento que ocorrerá e fará com que os consumidores recebam sempre o pior possível e acabem por procurar os concorrentes, ato que hoje é mais facilmente colocado em prática e aponta para um cenário onde as empresas que não melhoram são descartadas pelos consumidores, a não ser que todo o mercado esteja completamente fechado e a ignorância plena de toda a população seja imposta.