3 de outubro de 2012

Busca, troca e distribuição de informações de forma inteligente em Marketing

O contato com os clientes se torna uma oportunidade para as empresas inteligentes, abrindo as portas para a formação de uma parceria e trazendo mais informações para o ambiente interno, como fonte de renovação e realocação de certos conhecimentos em áreas que anteriormente recebiam apenas o que lhes cabia.
Entrar em contato com os consumidores não é um processo que deve ser tratado apenas no momento da oferta de produtos e serviços, mas somente as organizações inteligentes conseguem sair deste ciclo que limita a visão das empresas e as impede de cativar mais clientes ao longo dos anos.
Ainda assim é preciso observar cada detalhe de forma mais ampla, deixando que o foco não seja reduzido a um único ponto, mas que traga mais informações para criar oportunidades de inovação em cada produto ou serviço que a empresa tem a oferecer no mercado.
Logicamente isto requer um nível de especialização focado na integração, já que cada área tem sua gama de informações e variáveis, mas não foge do campo da interdependência das demais áreas, que podem trabalhar com maior efetividade e passam a realocar as informações no centro da empresa.
Isto também coloca em ação um fluxo de informações que percorrem as respectivas áreas e vão se agregando as demais dentro de um processo que uniformiza o foco de todos, sem ofuscar a individualidade ou criar disputas desnecessárias dentro da empresa.
Além desta percepção diferenciada é preciso compreender que cada colaborador estará em contato com diferentes consumidores, tanto dentro da empresa quanto fora, e é aí que a organização precisa compreender realmente como todo o fluxo de circulação de informações cria novas possibilidades e oportunidades àqueles que usam a inteligência para tornar a empresa em um lugar amplamente interligado e disposto a gerar soluções.