22 de outubro de 2012

Inteligência na criação da cadeia de valor e nas parcerias organizacionais em Marketing

Cada uma das atividades organizacionais está conectada com as demais de forma a construir, ao final do processo, um produto ou serviço, passando também por toda a relação de fornecedores e distribuidores, que também acabam ligados diretamente às demais organizações e então criam uma cadeia de valor muito mais forte e sustentável.
Empresas que compreendem claramente toda a intrincada cadeia que as envolvem conseguem obter resultados melhores, com uma assertividade muito maior e satisfação dos consumidores presente em cada uma de suas ações que também englobam o relacionamento.
No entanto é preciso que a empresa possua um nível de inteligência acima da média que assombra o mercado e transforma uma organização em mera produtora, um status que aflige aquelas que têm preguiça em buscar inovações para oferecer aos consumidores.
Com isso as organizações inteligentes coletam mais informações e as utilizam de maneira prática e decisória na seleção das ideias que serão transportadas aos produtos e serviços, sejam eles novos ou no desenvolvimento daqueles já conhecidos pelo cliente.
Mas mesmo assim tudo o que acontece dentro da organização ganha um novo ângulo de visão, pois as áreas se unem em torno de um foco comum e também exploram suas capacidades produtivas de maneira muito melhor, mais profunda e ajustada ao presente.
Por isso é fácil listar rapidamente as empresas que são referências em um mercado, local ou global, que tenham em seus respectivos segmentos um nível superior e que serve como norte para as organizações que apenas copiam os concorrentes e seguem o que é ditado pelos mais rápidos e inteligentes, criando assim uma ilusão de seguirem a tendência, mas ficando exclusivamente à sombra da competência e posicionamento daqueles que sabem usar as informações em seu favor.
Diante do desafio de estabelecer vínculos duradouros com toda a estrutura que constitui uma empresa inteligente, é necessário sair dos cenários em que tudo parece cercado por paredes, um exercício que consome dedicação, determinação e disciplina em cada uma de suas áreas e demais membros de toda a cadeia de valor criada.