29 de outubro de 2012

O equilíbrio e o compromisso das áreas dentro além dos 4 P´s de Marketing

Saber equilibrar as forças dos 4 P´s é um exercício colocado em prática pelas organizações inteligentes, que não se prendem exclusivamente aos modismos de conquista de todos os consumidores de um mercado e fazem de suas ações estruturadas o ponto forte na elaboração das estratégias que englobam decisões aplicáveis e compostas por um conhecimento profundo, da organização, de seus clientes, dos fornecedores, de seus distribuidores e do mercado que está localizado ou globalizado.
Muitas empresas esquecem-se das ações mais essenciais por darem ênfase aos modismos insanos que dominam certos momentos da história, e um deles é a crença utópica de que todos os consumidores do planeta virão a adquirir seus produtos e serviços.
Isto revela um desconhecimento assombroso sobre a organização e todas as variáveis que estão envolvidas nos produtos e serviços ofertados, principalmente quando o desequilíbrio dos 4 P´s deixa evidente que a marca ficará definida por um único ponto, algo que ocorre em mercados que competem somente sobre um dos P´s e não se permitem aprender e evoluir.
Esta cultura completamente descompromissada também revela que as organizações que ali estão também são criadas apenas para produzir, sem saber ao certo o que isto significa, sem olhar para o consumidor da forma correta, pois estes são tratados como fonte de dinheiro, assim como nenhuma ação é realmente pensada antes do contato com os clientes, mas sim depois que uma suposta tendência abrange o mercado.
Então tudo o que é produzido não possui um valor agregado, se é que se pode dizer que possui um valor em si, pois diariamente novas cópias surgem e as empresas não se dão ao luxo de aprender, algo que as empresas inteligentes tratam como a engenharia reversa, pois sabem que ao conhecerem seus concorrentes, bem como os produtos e serviços oferecidos, terão uma vantagem maior ao buscar um diferencial que surpreendam os consumidores.
De certa forma o maior diferencial que pode existir em alguns mercados é lidar com as pessoas partindo do pressuposto de que elas são seres humanos, um fator que parece natural, mas que obriga a organização a aprender com o cliente, assim como o faz com seus colaboradores, já que o tratamento oferecido ao consumidor é reflexo direto do ambiente criado pela empresa.
E poucas organizações conseguem tratar seus colaboradores da forma adequada, assim como são poucos os colaboradores que podem estar dentro das empresas inteligentes, pois sabem que ali podem oferecer mais do que um mero serviço mecanizado, encontrando as oportunidades de alocar seus diferentes conhecimentos e trazer à realidade mais do que um amontoado de conceitos aplicados a esmo e sem uma razão lógica.
Com isso é possível olhar para o que a empresa oferece, e então seus produtos e serviços também são desenvolvidos sobre os 4 P´s de forma equilibrada, representando mais do que um valor ou algo que é útil pro uma fração de tempo, criando um relacionamento aprofundado com os clientes e seus colaboradores, mas também compreendendo que dentro da própria organização existe a necessidade de se analisar como cada área está encaixada dentro dos 4 P´s, revelando um autoconhecimento real e que coloca o desenvolvimento em evidência sem abandonar os níveis que fazem parte do relacionamento interno e externo.