16 de dezembro de 2012

O aprendizado contínuo através das fontes de conhecimento e aprendizado estratégico em Marketing

O conhecimento é uma fonte inesgotável de criatividade dentro das empresas inteligentes, que o abordam de maneira a permitir que as ideias de seus colaboradores fluam naturalmente, criando condições para que toda experiência seja usada no momento em que um novo projeto se apresenta e até quando uma solução já existente pode ser ainda mais desenvolvida, gerando assim um ciclo de inovação que vai além do produzir e passa a determinar novos padrões no mercado.
Alguns padrões devem ser considerados pelas empresas, mas quando o assunto em questão é o conhecimento não há como criar uma linha fixa, o que se pode fazer é criar uma linha de raciocínio que tem amplitude suficiente para sair da mesmice e encontrar soluções melhores a oferecer ao consumidor.
No entanto as empresas parecem optar por aqui que é comum, essencialmente em mercados limitados pela falta de concorrentes e de conhecimento, algo que deixa qualquer possibilidade de competitividade em um local intocável.
Isto acaba por revelar a natureza incompetente que domina as organizações, e também mercados, por completo, algo que parece utópico, mas é tão real quando os produtos ou serviços disponíveis no mercado, abrindo a cada dia mais espaço para concorrentes de outras localidades.
Mas os mercados podem passar por mudanças, algo que não surge da noite para o dia e não é possível com um passe de mágica, como algumas pessoas acham que acontece, colocando novamente em evidência a plena ignorância do mundo real e do funcionamento do mundo dos negócios.
Além desta percepção completamente equivocada há um componente que limita ainda mais o nível de aprendizado e conhecimento, pois se não há com quem concorrer as empresas não precisam melhorar e se não precisam melhorar os consumidores viram reféns do mais baixo nível de qualidade, se é que o que estes clientes recebem pode ser qualificado como tal.
Então os processos criativos ficam aprisionados, como caixas guardadas e inacessíveis, que escondem propostas que fazem empresas trabalhar e crescer, que geram o desenvolvimento e são proibidos, principalmente por darem aos clientes informações mais detalhadas, por exigir que haja um desenvolvimento, uma onde de criação e inovação que levam a vanguarda, e muitos mercados são prisioneiros de si mesmos ao não utilizarem as oportunidades para trocar conhecimentos com outros mercados mais evoluídos e até mesmo aqueles que ainda estão iniciando suas atividades.
Neste mesmo instante as pessoas podem achar que um mercado novo não pode ensinar nada aos outros, colocando no foco a ignorância impregnada nas pessoas de tal maneira que nenhuma inovação pode ser vista com bons olhos, pois saem da compreensão ao exigirem inteligência e conhecimento.
Por outro lado é necessário observar que as referências positivas criam desenvolvimentos, mesmo que não sejam ideias supostamente novas, partindo do ponto em que sempre há um tempo para que a ideia seja colocada nas mãos dos consumidores e ganhem o mercado, pois nem sempre as pessoas estarão preparadas para lidar com os produtos e serviços pensados pelas empresas, e que, por incrível que pareça, ainda é comum de se ver que as organizações menos preparadas ainda não aprenderam a analisar o tempo do mercado e seu ciclo de vida.
As melhores organizações sempre deixam seus olhos abertos para o mercado global, permitindo que os estudos e pesquisas trouxessem novas soluções, que a inovação seja uma das constantes dentro da empresa e levam aos consumidores os melhores produtos e serviços antes da concorrência, baseando suas escolhas em um conhecimento que conecta a empresa com o mercado ao invés de afastá-la do aprendizado.