4 de dezembro de 2012

O conhecimento e a competitividade organizacional em Marketing

Empresas que competem exclusivamente com seus concorrentes não inovam e criam barreiras para o desenvolvimento de soluções mais eficazes, fazendo da burocracia um instrumento para eliminar de seus ambientes o conhecimento e a criatividade, colocando em evidência a mesmice que não permite enxergar as oportunidades de mercado.
Competição é uma variável mal compreendida dentro das empresas e aplicada de forma completamente equivocada em seus ambientes, tratando o conhecimento como algo imutável e gerando apenas um amontoado de empresas que produzem os mesmos produtos e serviços.
Isto ocorre porque o próprio mercado é tratado como limitado, a imaginação das pessoas é impedida de enxergar além das supostas fronteiras e tudo o que é feito acaba caindo no comum.
Por esta razão é necessário que as pessoas compartilhem suas experiências, que façam suas ideias, pelo menos, chegar ao papel, para que, um dia, sejam colocadas em prática realmente, mas que não fiquem apenas armazenadas, sendo revisitadas de vez em quando.
Mas este nível de compromisso entre as pessoas dentro das empresas é tolhido diariamente, o impedimento em se comunicar é muito elevado e existem organizações onde a comunicação é inexistente além do que é exclusivamente ligado ao trabalho em si, por isso as empresas deixam de evoluir e não deixam espaço para que a criatividade adentre o ambiente e lance novos objetivos às pessoas.
Indo além do compromisso a falta de oportunidades para que os colaboradores realmente colaborem é imensa, fazendo da mecanização de ações a regra de um mercado completamente voltado a produzir sem criar, sem inovar e sem pensar, facilitando a ação dos concorrentes de outros mercados.
Isto também revela que o despreparo é tratado como a regra, que tudo deve ser feito apenas quando alguém já teve a ideia e a disponibilizou no mercado, pois a cópia exige menos esforço do que pensar, e como certos mercados não são preparados para pensar há um abismo quase instransponível quando em contato com aqueles que pensam e usam o conhecimento para melhorar continuamente.