3 de dezembro de 2012

Visão, diferenciação e inovação organizacional em Marketing

A visão organizacional deve se basear em um conhecimento distribuído entre todas as áreas e colaboradores, trazendo condições para que a inovação faça parte do quotidiano de todos e coloque em ação a fomentação de ideias e soluções.
Criar é um processo que exige conhecimento aplicado e, antes de tudo, pensado, deixando evidente a necessidade de sempre se investir em treinamentos para os colaboradores, propiciando o aproveitamento das percepções diferenciadas e pontuais de cada pessoa.
Logicamente há um caminho a ser traçado antes de ser percorrido, então o conhecimento aliado às pesquisas e aos estudos dão o tom das decisões, pois uma empresa não pode fugir de sua essência e abandonar toda a história já construída até o presente, colocando em pauta o aprendizado e um autoconhecimento elevado quando existe a comparação com os concorrentes.
Por esta razão a visão não é um breve instante de inspiração ou de um desejo desenfreado, mas sim uma conjuntura que vai aprimorar o presente e tornar o futuro viável e mensurável, mesmo que uma decisão tomada agora tenha que ser guardada por um tempo um pouco maior.
Este preparo e espera são inviáveis para a maioria das organizações, que apenas produzem e copiam os concorrentes, sempre ficando à sombra das empresas inteligentes do mercado global.
Isto também mostra que os treinamentos são tratados como gastos ou desperdícios, revelando que a organização jamais deveria ter iniciado suas atividades, pois ao tratar as pessoas como máquinas ou peças há a prova cabal de que ainda acreditam que seres humanos são recursos.
Então as organizações inteligentes trabalham de forma diferente, e até se relacionam com seus colaboradores de maneira verdadeiramente humana, sem que o famigerado departamento de recursos humanos use testes que evidenciam o desejo organizacional em contratar máquinas que só sabem executar e se comportar de uma única maneira, perdendo toda a diversidade existente em cada história de cada pessoa.
Contar com uma visão organizacional apurada não é fruto de mecanização plena de ações ou do comportamento das pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes, fazendo do conhecimento a mola essencial para o desenvolvimento e a criação de soluções, e não a mera produção que só precisa de pessoas adestradas para manter as atividades em dia.