26 de janeiro de 2013

Experiências individuais aliadas ao conhecimento para a criação de produtos e serviços em Marketing

A falta de conhecimento impede que as empresas se desenvolvam, tendo condições de competir com as demais organizações em pé de igualdade, gerando com um isso um aumento do mercado para as empresas inteligentes que investem em treinamentos, estudos e pesquisas, incentivando a criatividade de seus colaboradores e formando uma parceria com o consumidor que traz oportunidades para que novas soluções sejam disponibilizadas ao mercado.
Grande parte das organizações foge do conhecimento, algo que parece ilógico e utópico, mas que se faz presente pela preguiça que elas possuem em lidar com o desenvolvimento, descobrindo que seus produtos e serviços não são atrativos.
Isto revela que o despreparo é incentivado e desejado, para que a empresa não tenha que realizar investimentos, os quais julgam desnecessários, especialmente quando o foco destes investimentos é a comunicação, estudos, pesquisas e treinamentos, já que tudo isso não traz resultados positivos sob a ótica deturpada daqueles que tomam as decisões erradas e que acabam com as atividades da empresa.
Então o mercado disponível para as empresas inteligentes aumenta, pois mais consumidores estarão em busca de produtos e serviços de qualidade, com um nível de excelência que melhora continuamente em consequência do uso do conhecimento, assim como o lucro também é.
Mas o que mais chama a atenção é o cuidado que as empresas tomam ao distribuir as informações coletadas, saindo em defesa da colaboração entre as áreas, integrando-as e utilizando uma gama de conhecimentos diferenciados, advindos de seus colaboradores e clientes, colocando em prática o uso das informações coletadas em pesquisas.
Além desta ação é preciso observar que as empresas inteligentes não caem na mesmice de mercado, mas muitas viram referência por um tempo determinado e depois desaparecem, pois o conhecimento foi abandonado e as ações estáticas que fizeram algum sentido viraram âncoras que as param no tempo e deixam o caminho livre àquelas organizações que pensam.
Então todas as ações tomadas com parcimônia e inteligência demonstram como a empresa usa o conhecimento, quais são as variáveis estudadas e como a relação da empresa com as pessoas é valorizada realmente, com o investimento em treinamentos, com a aplicação das experiências individuais no desenvolvimento de produtos e serviços, saindo da curva do comum e cativando o consumidor por um tempo prolongado.
As melhores empresas sabem que sempre precisam aprender usando todo o conhecimento disponível para tornar cada experiência de seus colaboradores uma fonte de referências praticamente inesgotável para a criação de produtos e serviços inovadores, diferenciando-se dos concorrentes e tomando a vanguarda de mercado.