29 de janeiro de 2013

O conhecimento aplicado na padronização e diferenciação organizacional em Marketing

Padronizar o conhecimento é uma tarefa altamente aplicada em organizações que não devem existir, mas que ocupam o espaço do mercado para copiar os concorrentes e enganar os consumidores, fazendo isto desde o momento em que iniciam suas atividades, passando pela contratação de peças, e não de pessoas, além de promover uma igualdade da imaginação que não existe na prática.
A maioria das empresas de certos mercados é obsoleta e faz de tudo para que o mercado piore, quando na verdade a organização deve melhorar, mas isso é um conceito muito avançado para aqueles que tomam decisões baseadas em achismos e torna a ignorância a regra que rege todas as suas escolhas.
Por esta razão é que poucas empresas do mercado se destacam, viram referência positiva e encantam seus clientes, não porque os prendem, mas porque os dão a oportunidade de usar o conhecimento que possuem ao analisar os produtos e serviços disponibilizados no mercado.
Este modelo é muito complexo para a maioria das empresas, uma vez que é baseado na simplicidade, e como todos sabem as pessoas sempre são incentivadas a complicar tudo ao invés de criar uma solução simples, colocando em evidência uma cultura inadequada e fora do ideal.
Então tudo o que a empresa produz é visto como custo, as pessoas são peças caras e que não podem oferecer nada mais do que ações mecânicas e completamente esperadas, pois se saírem da mesmice são descartadas e deixadas fora do tal jogo do mercado.
Mas para o benefício do mercado global existem empresas que olham para frente, que buscam o desenvolver de ações melhores, tratando a excelência como uma constate que no processo de desenvolvimento fica obsoleta para a organização, mas ainda faz com que o mercado fique muito para trás e ainda use as referências do ontem como a vanguarda que buscam.
Isto também coloca em ação um modelo em que determinados padrões são imprescindíveis, mas neles não são incluídas as pessoas, as ideias e a criatividade individual de cara ser humano, pois cada uma das experiências é válida para a criação, usando-se do conhecimento para imaginar e então estudar cada uma das ideias com a finalidade de confirmar sua aplicabilidade, seja hoje ou mais adiante.
Este tipo de comportamento é desenvolvido quando o conhecimento é base das decisões, não para eliminar ideias, mas para aproveitar as que estão dentro da capacidade produtiva da empresa e podem ser facilmente aplicadas em produtos e serviços que o consumidor deseja, pois se uma empresa avança muito e seu cliente não há um desastre previsível quando ambos se encontram.
Mas a conexão da empresa com seu colaborador indo além da presença física, especialmente quando a organização é inteligente o suficiente para permitir que seus colaboradores usem a criatividade, para que compreendam o que cada uma de suas tarefas representa no conjunto de ações, e por isso faz com que o conhecimento sempre seja ampliado, ao contrário das empresas que só sabem repetir o que já não é mais relevante para o mercado e o ser humano.