12 de fevereiro de 2013

Conhecimentos plurais no desenvolvimento organizacional e na oferta de novas soluções em Marketing

Uma empresa que possui um conhecimento plural se destaca das outras mais facilmente, trazendo sempre a inovação junto com seu crescimento de mercado, favorecendo a geração de ideias, pesquisas e os estudos necessários para viabilizar novos projetos, em parceria com seus clientes e seus colaboradores assumindo as responsabilidades pelos seus atos.
Empresas que assumem suas responsabilidades conseguem se destacar no mercado por sempre fazer o que é preciso, não deixando que a culpabilidade domine seus ambientes e passem a tratar áreas, colaboradores, fornecedores e clientes inimigos declarados, indo à busca do desenvolvimento contínuo, satisfazendo pessoas ao invés de somente copiar a concorrência.
O que mais chama a atenção é que muitos mercados estão dominados por empresas que possuem os mesmos conhecimentos, que não se diferenciam pelo valor do que produzem, mas pelo valor que cobram, partindo da premissa que o consumidor merecer o pior e deve sempre pagar muito mais.
Este comportamento é fruto de uma cultura impregnada e ignorante, perpetuada por aqueles que preferem escravizar pessoas, onde seus colaboradores viram reféns de decisões tomadas com base no achismo e só existe uma pessoa que pode definir o destino da organização, pois ela não confia nas demais em momento algum e também adora ser iludida continuamente.
Por esta razão é que nos mercados evoluídos e inteligentes há uma disputa acirrada entre as organizações que oferecem os melhores produtos e serviços, colocando o nivelamento pelo melhor, e este é o menor patamar que podem atingir, melhorando continuamente, desenvolvendo-se de verdade, enquanto que nos demais mercados o nível é o mais baixo possível em todos os sentidos.
Então há um embate que deixa evidente que os clientes inteligentes optam pelas empresas inteligentes, que não se satisfazem com qualquer coisa, que sabem exatamente o que querem e é assim que realizarão as devidas cobranças às organizações, enquanto que o outro lado há uma insatisfação ilimitada que já nasce na hora do atendimento.
Deste modo fica muito mais difícil para o mercado se desenvolver com empresas incapazes de melhorar, que se escravizam automaticamente ao nascer e achar que só porque nasceram hoje não precisam mais evoluir, deixando para trás toda e qualquer oportunidade de desenvolvimento, ignorando opiniões, contratando pessoas adestradas que não pensam e só produzindo por produzir, sem razão e sem noção de que o mercado passa por mudanças diariamente.
Então todas as responsabilidades são jogadas para o outro, pois é muito mais fácil culpar alguém do que procurar melhorar, e esta é a cultura que domina também a sociedade daquele mercado, onde ninguém erra além do outro, pois esta é a lição aprendida e perpetuada por aqueles que mecanizam tudo, inclusive a relação humana, principalmente quando há conhecimento envolvido e ele gera desenvolvimento e novas ideias que se tornam as melhores soluções em parceria com a inteligência.