5 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento, aprendizado contínuo e diferenciação inteligente da concorrência em Marketing

A evolução do modelo de negócio de uma empresa abre as portas para que as ações sejam continuamente estudadas, trazendo novas informações para o ambiente interno e fortalecendo os laços com consumidores por meio dos colaboradores, levando-se em conta também que nenhuma empresa pode parar no tempo e manter suas atividades no mesmo nível para sempre.
Para muitas empresas a maior dificuldade que existe é se livrar das âncoras do início de suas atividades, algo recorrente e que diariamente coloca em xeque todas as decisões tomadas, pois não há espaço para que o conhecimento seja renovado e tudo sempre estará associado ao passado que se torna a única constante dentro da empresa.
Isto revela que a maioria das empresas já nasce prisioneira de si, que não se permite evoluir, encontrar novos mercados, novas soluções e perpetuam um modelo engessado de gestão e produção, sem qualquer variação, incentivando ainda a eterna troca de pessoas que já não querem mais produzir da mesma forma por outras que se encaixam nos ditos perfis.
Este modelo antiquado é perpetuado porque as empresas têm medo de evoluir, então aprisionam o espírito que as fez nascer em uma caixa que jamais será tocada novamente, criam processos que eternamente serão usados, pois qualquer mudança é vista como um gasto ou desperdício.
Então as empresas inteligentes já nascem sob uma ótica diferente, criando uma dinâmica interna que fortalece os laços com os clientes, trazendo mais e mais informações aos seus colaboradores, investindo em treinamentos e se diferenciando.
Mas o que mais se encontra em um mercado são empresas apáticas, que pararam no tempo por já possuírem todas as respostas, por seguirem fundamentos que não representam a atualidade e colocam o próprio cliente como uma peça descartável do processo, assim como seus colaboradores são substituídos, quando saem do comum e apresentam ideias e soluções.
Com este comportamento fica muito mais simples para as empresas inteligentes dominarem os mercados, ditarem as tendências, criar o mercado que desejam ao lado de seus clientes fieis, sem que para isso tenham que trancar as informações em salas inacessíveis ou então contratar pessoas com um único perfil.
Então o que se encontra no mercado é uma estagnação, uma prisão onde poucas empresas conseguem sair, pois já nasceram com a visão do presente ao invés de ficarem sonhando que o consumidor deve se adaptar à organização por depender dela, ao mesmo tempo em que as empresas inteligentes simplificam suas formas de comunicação, preferindo o relacionamento de pessoa para pessoa no contato colaborador cliente e sabendo que ao não agregar novos conhecimentos a empresa começa a morrer lentamente.