7 de fevereiro de 2013

Estudos direcionados ao conhecimento e a relação organizacional com seus clientes em Marketing

A eficácia de uma campanha de promoção depende do relacionamento interno das empresas com a comunicação entre as áreas, permitindo que as pessoas troquem ideias, inovem ao dialogar com o consumidor usando o mesmo idioma, trazendo características que demonstrarão claramente que a empresa está alinhada com a cultura do cliente e não abre mão de se relacionar verdadeiramente.
Promover produtos e serviços é uma ação muito comum, que traz na comunicação com o cliente o grande diferencial a ser utilizado, principalmente quando o mercado possui conhecimento suficiente para entender o que é a promoção, sem confundi-la com as ofertas em que o desconto nos preços é amplamente usado como diferencial.
Isto também coloca em evidência os mercados que estão preparados para lidar com produtos e serviços de forma adequada, saindo da escravidão imposta pelas organizações que se usam da cópia para produzir seus produtos e serviços, outro ponto que muitos já enxergam como natural, quando na verdade é uma exceção nas regiões inteligentes.
Então todas as estratégias de comunicação vão além de divulgar produtos e serviços, trazendo para mais perto cada consumidor, transformando o diálogo em um meio e não o fim, revelando que a empresa ainda possui a capacidade de ouvir seus clientes e humanizar o relacionamento existente.
Com isso é preciso observar que as empresas que se destacam conversam muito mais internamente e com seus clientes, colocam em pauta a comunicação com fornecedores e distribuidores, saem da curva comum que domina mercados atrasados e produtores de matéria-prima por não investirem em conhecimento e desenvolvimento, virando reféns de mercados inteligentes.
Desta maneira a comunicação vai além da troca de informações exclusivamente organizacionais em seu ambiente interno, o uso dos conhecimentos e experiências dos colaboradores traz mais oportunidades para que muitas soluções sejam criadas, estudadas, analisadas e validadas.
Por isso mesmo é que poucas organizações são capazes de lidar com cenários realísticos, sem inventar verdades absurdas e achar que o maior culpado por suas falhas são os concorrentes que pensam e estão instalados em mercados altamente desenvolvidos e inteligentes.