1 de fevereiro de 2013

Mensuração de ações e aplicação do conhecimento nas ações organizacionais em Marketing

Empresas que não sabem mensurar suas produções sempre oferecem mais do que podem aos seus clientes, pois não baseiam nenhuma de suas ações no conhecimento, fazendo do achismo a regra, especialmente quando sempre buscam culpar o concorrente pelos seus fracassos e geram um clima organizacional desfavorável ao uso de informações reais e precisas.
Prometer e não cumprir é uma prática muito comum em mercados que não baseiam suas decisões sob a ótica do conhecimento, que renegam qualquer informação que venha a mostrar o cenário real, preferindo usar a cultura da culpabilidade dos concorrentes, que são tratados como eles, para eximir qualquer responsabilidade organizacional.
Este crime acontece porque todo o conhecimento é tratado como uma arma que vai munir o inimigo, e os inimigos mais próximos destas organizações são seus colaboradores que exigem o melhor da empresa, que buscam se diferenciar e criar, usando seus conhecimentos e experiências diferenciados no dia a dia das empresas e sempre oferecerão uma nova solução.
Enquanto isso ocorre, há um grupo de empresas que investe no conhecimento, que dá a cada solução proposta por seus colaboradores a oportunidade de ser analisada, estudada e então acatada ou não, tornando-se muito mais ativa e proporcionando um ambiente organizacional em que as pessoas são realmente valorizadas.
Mas esta valorização não as impede de arcar com as responsabilidades, e é este o maior diferencial dessas organizações, pois todos sabem exatamente quais são os limites de suas ações e como podem fazer com que toda a organização obtenha resultados melhores como consequência de seus êxitos em cada uma das suas ações.
Este ponto também revela que o conhecimento é transformado em uma constante a ser distribuída dentro da empresa, outra raridade e que revela o caráter evolutivo da organização, pensando sempre em satisfazer o consumidor hoje, aproveitando-se das experiências passadas e tornando real o caminho para a chegada ao futuro.