3 de fevereiro de 2013

O uso inteligente dos processos e da criatividade organizacional em Marketing

Inteligência é o que não existe dentro de empresas que estão aprisionadas em processos, visando criar modelos estáticos para tudo, sem abrir o mínimo espaço para que a criatividade esteja presente em seus ambientes internos, colocando de lado toda e qualquer informação nova que abra oportunidades de mercado e faça com que a empresa tenha que melhorar, pois nenhum investimento é viável por ser um desperdício na visão destas organizações descartáveis.
Empresas inteligentes são raras no mercado, principalmente quando a maioria dela só existe para dar continuidade aos processos, sem mudá-los ou aperfeiçoá-los, mostrando toda a irracionalidade com a qual a maioria dirige o negócio e faz o máximo para que nada mude.
Desta maneira o conhecimento fica deslocado no tempo, pois tratar o que deve ser desenvolvido como absoluto é a confirmação do despreparo organizacional, tendo também cada colaborador como uma peça que pode ser trocada a qualquer momento, já que faz parte de um processo devidamente mecanizado.
Isto revela que nenhuma ação é tomada de forma inteligente, fazendo uso da inércia estática que domina a mente daqueles que devem tomar decisões para o desenvolvimento, mas que vão contra qualquer opção que permita a evolução.
Então a evolução é tratada como um mal desnecessário, que traz problemas para a empresa preguiçosa e que afirma que os colaboradores são parte do estoque, por isso são peças importantes até o instante que a empresa deseje, fazendo de cada processo um trilho fechado em círculo dentro de um túnel sem iluminação.
Por essa razão é que poucas empresas se destacam ao tomar para si o que as organizações irrelevantes descartam, pois o desenvolvimento requer sair da mesmice e usar o conhecimento, algo que fica muito distante da maioria das empresas, que estão mais preocupadas em processar do que pensar.
Com isso fica evidente que o pensar não é uma atividade comum à maioria das empresas, pois leva a encontrar novas soluções, o que é um problema, pois até mesmo os clientes que pedem melhorias são tratados como os maiores problemas que a organização pode ter, fato que é incompreensível quando todas devem olhar para frente e aproveitar a oportunidade para sair do marasmo que as domina.
Além disso, é preciso que a empresa tenha uma consciência de tudo o que a cerca, daquilo que lhe pertence e faz com que ela possua uma razão para existir, saindo do mero estado mecânico para alcançar o lado humano e que permite que ela mantenha suas atividades por muito tempo, buscando sempre um desenvolvimento de soluções cada vez mais efetivo e compartilhado pelos desejos de seus clientes.
Nenhuma empresa deve nascer para se manter estática no mercado, especialmente quando o universo de conhecimento disponível é praticamente infinito e aponta para inúmeras oportunidades de mercado, satisfazendo o desejo da empresa e colocando nas mãos dos consumidores produtos e serviços com a máxima efetividade e excelência.