9 de fevereiro de 2013

Processos inteligentes e voltados ao desenvolvimento contínuo de ideias e empresas em Marketing

Criar processos não é engessar a criatividade organizacional, impedir que os colaboradores tenham novas ideias e que o desenvolvimento seja dispensado, algo que é incompreensível à maioria das organizações e fica cada vez mais distante daquelas empresas que não complementam os conhecimentos que possuem com o contato com os consumidores.
Empresas que delimitam ações por meio de processos estáticos perdem a chance de conquistar novos clientes, satisfazendo-os por meios das inovações propostas em seus produtos e serviços, bem como abrem o universo de cada mercado aos concorrentes inteligentes e que sempre vivem no tempo contemporâneo em que o mercado se encontra.
Isto também coloca em pauta o desenvolvimento contínuo das organizações que não se perdem em seus ciclos de vida, mas que também compreendem perfeitamente como funciona os ciclos de vida dos produtos e serviços, de seus consumidores e do mercado, atualizando constantemente as informações que circulam em seus ambientes e as transformam em ideias inovadoras continuamente.
E com isso se faz necessário distribuir o conhecimento internamente, sem abdicar dos processos, mas tornando-os ativos com o desenvolvimento contínuo, para que os resultados sejam melhores em todos os sentidos, sem amarras que sufocam a criatividade ou impeçam as empresas de ampliar suas fatias de mercado.
Por esta razão é que são poucas as empresas que sabem como evoluir, que enxergam além do óbvio, que constantemente trocam informações com seus clientes, que não escravizam colaboradores ou consumidores em suas ações, mas também trabalham para que a fidelização funcione como o relacionamento que permite a satisfação do cliente e da organização.
Mas somente estas ações não abrirão novas oportunidades de mercado, pois a empresa precisa também conhecer se a sua estrutura permite que haja uma ampliação no atendimento dos desejos dos clientes novos, algo que poucas organizações sabem, pois a grande parte delas não pensa e oferece o que não pode entregar, gerando assim insatisfação dos clientes.
Desta maneira as empresas inteligentes estruturam suas ações, e também seus processos, de forma gerar um crescimento contínuo, colocando o conhecimento à disposição de todos os colaboradores, analisando as ideias dentro dos ciclos de vida e quando possível transformando-as em produtos e serviços para atender aos desejos dos clientes.