1 de março de 2013

A diferenciação estratégica baseada em conhecimento e sua distribuição aos colaboradores em Marketing

Diferenciar-se dos concorrentes em um mercado repleto de empresas comuns é uma ação que poucas organizações tomam para si, pois, invariavelmente, apenas executam processos sem saber a razão e se há ou não possibilidade de melhoria, querendo que resultados diferentes surjam de ações idênticas encaixotadas.
Empresas que conseguem romper a barreira da ignorância colocam nas mãos de seus clientes produtos e serviços diferenciados, criam a partir de informações mais precisas e alinhadas com os desejos dos consumidores, deixando para trás a mesmice ao simplificar suas ações, principalmente quando o assunto é a troca de ideias e a geração de inovações dentro da empresa.
Mas isto também coloca em prática algo que vai além do presente, é um processo que delimita certas ações sem fechar os trilhos em um túnel sem luzes, aproveitando-se de cada informação, seja para descartá-la, usá-la agora ou preservá-la em um arquivo para uso futuro.
Também é preciso ir além, colocando o diálogo dentro da comunicação organizacional, algo dificilmente feito porque gera conhecimento e cria problemas para as empresas medíocres que precisam evoluir, principalmente porque estas organizações andam na contramão da inteligência e fazem de tudo para barrar qualquer desenvolvimento.
Isto evidencia ainda mais o quanto as empresas são criadas dentro de caixas que não pretendem abrir, principalmente nos mercados em que mais do mesmo é a única opção disponível e usada por aqueles que têm medo de evoluir.
Então os passos seguintes vão aprisionando as pessoas em processos engessados, completamente mecânicos e estáticos, onde tudo, inclusive as ideias, é ancorado em uma cultura completamente antiquada e que não permite a existência do desenvolvimento com a desculpa de que a empresa busca a excelência e padronização.
Neste mesmo momento muitos poderão alegar que a padronização é o único caminho, mas as pessoas se esquecem de que processos devem ser padronizados, ideias e criatividade não, pois assim as empresas vão destruindo pouco a pouco as oportunidades ao não permitirem que seus colaboradores pensem fora das caixas criadas para prender o conhecimento e restringi-lo a um único uso.
Com este comportamento desvinculado do desenvolvimento a empresa passa a perder diariamente muitos clientes para seus concorrentes, pois as pessoas que não são escravizadas por possuírem conhecimento sempre buscam o melhor para si, e é neste nível que as organizações inteligentes pensam, pois vão criar padrões para seus produtos e serviços sem eliminar o desenvolvimento, estudo e pesquisa, investindo continuamente em uma melhoria que é conquistada antes da concorrência e traz uma diferenciação que satisfaz consumidores e abre novas oportunidades.