5 de março de 2013

Melhoria contínua e excelência constante dentro das organizações em Marketing

A excelência não é um nível a ser mantido, mas a ser constantemente superado pelas organizações inteligentes que aproveitam o relacionamento com os clientes para desenvolver inovações, trazendo para dentro de seus ambientes as informações necessárias para que cada área atinja seu máximo e coloque nas mãos dos consumidores mais do que produtos e serviços trocados por uma soma em dinheiro.
As organizações inovadoras sabem que seus melhores produtos ou serviços sempre serão os próximos a serem produzidos, nascendo com esta cultura em que hoje aplicam o máximo de seus potenciais e já vislumbram o futuro com algo ainda maior, não deixando que a excelência de hoje vire a constante que limita a empresa apenas a um produto ou serviço que ficou na memória dos consumidores.
Inovar é um procedimento que possui uma gama de processos bem conectados com a criatividade, que não ignoram o universo de informações disponíveis no mercado filtrando e direcionando-as às respectivas áreas sem impedir que estas mantenham contato e criem produtos e serviços melhores.
Além disso, é possível notar que a melhoria contínua é uma constante nos ambientes inteligentes, fazendo da excelência do hoje a base para o desenvolvimento futuro, buscando encantar o consumidor e surpreendê-lo ao longo dos anos de relacionamento.
Mas hoje é possível observar uma característica muito distante disto, as empresas usam todas as suas forças para agarrar um cliente e depois deixá-lo no estoque, pois ele já cumpriu com sua parte ao dar seu dinheiro em troca de um produto ou serviço.
Este modelo de comportamento inunda mercados em que a falta de conhecimento é a regra, aqueles que possuem a informação são a exceção e passam até pela criminalização, pois se o cliente é enganado a culpa sempre é do outro, prática que assola sociedades e vira modelo econômico dos incompetentes.
Desta maneira o consumidor é transformado em uma peça substituível, que pode ser estocada e se não puder mais dar dinheiro para a organização é descartado.
Enquanto isso ocorre existem empresas que optam pelo lado oposto, tornando viável o relacionamento com o cliente e trazendo ao mercado produtos e serviços desejados, sem focar exclusivamente no dinheiro das pessoas, mas também não deixando de lado o valor de tudo aquilo que produzem.