19 de março de 2013

Administração, planejamento e conhecimento alinhados com o desenvolvimento organizacional em Marketing

Administrar o conhecimento contido dentro das organizações só é possível quando a empresa segue seu planejamento, possuindo uma cultura que mantenha suas raízes bem definidas e que não ignore o desenvolvimento do mercado, trazendo para seus colaboradores treinamentos elaborados com inteligência e conectando suas áreas de maneira prática, ágil e eficiente.
Basear as ações organizacionais em um planejamento é fundamental para as empresas inteligentes, algo que sempre as coloca em contato com suas raízes sem impedi-las de buscar o desenvolvimento de novas soluções, aplicando conhecimentos contemporâneos em seus ambientes e habilitando seus colaboradores a participar ativamente das decisões que ampliam as vantagens competitivas alcançadas por meio da excelência.
Além das decisões é preciso compreender que sempre existem soluções criativas que exigem estudos mais detalhados antes de chegar ao consumidor final, sendo que este consumidor pode ser o próprio colaborador, criando maior agilidade aos procedimentos e visando sempre propiciar a troca de ideias dentro do ambiente organizacional.
Mas também é necessário que a empresa tenha a mentalidade aberta e faça do desenvolvimento uma ferramenta para melhorar cada processo, trazendo informações relevantes às respectivas áreas e auxiliando os colaboradores a criar continuamente, não por meio de obrigação, mas ao tornar a geração de ideias um canal aberto para a troca de informações de maneira simplificada.
Isto fará com que a própria empresa se avalie em níveis diferenciados, reduzindo ao máximo possíveis perdas e viabilizando a excelência como uma constante a ser continuamente superada, pois empresas inteligentes sempre possuem algo a melhorar, ao contrário das demais que viram apenas produtoras dos mesmos produtos e serviços eternamente.
Então os colaboradores também serão tratados de maneira distinta, os treinamentos serão alinhados com as habilidades individuais, enquanto que as organizações medíocres tentam igualar as pessoas por meio de ações que visam sempre tornar o comum no que de melhor podem produzir, minando ideias, prendendo a criatividade em uma caixa hermeticamente fechada e que dá às pessoas um rótulo de pertencimento à organização, gerando assim a eterna rotatividade.
Desta maneira as empresas inteligentes ganham maior vantagem ao não uniformizarem seus treinamentos plenamente, pois cada pessoa possui um nível de conhecimento distinto, e é sabido que dentro das empresas existem informações que devem ser comuns a todos, sem que isto signifique matar a criatividade por elaborar treinamentos que vão enquadrar pessoas em um mesmo bloco de forma absoluta, e este é um dos maiores diferenciais que dá às empresas vanguardistas a oportunidade de sempre renovar o conhecimento de todos os colaboradores em dado instante ao mesmo tempo em que farão dos treinamentos individualizados a ferramenta necessária para construir novas ideias naturalmente.
Empresas inteligentes já nascem prontas para se desenvolver continuamente, tendo no planejamento a diretriz que torna viável manter as atividades em pleno funcionamento sem que se tornem escravas da mera produção da mesmice.