11 de março de 2013

O desenvolvimento e o alinhamento contemporâneo da cultura organizacional em Marketing

A cultura organizacional deve acompanhar o desenvolvimento contínuo da empresa como um todo, aliando-se às inovações existentes em todos os campos, aproveitando-se da oportunidade de crescimento em todos os níveis, principalmente no relacionamento interno que se estende até o consumidor e gera uma linha contínua que conecta pessoas e empresas de maneira inteligente proporcionando a satisfação de ambos os lados.
Muitas empresas apenas contratam pessoas para preencher vagas, criando perfis que na verdade só apontam para aqueles que executam tarefas como máquinas, que não se permitem crescer ou sequer pensar, gerando assim todo um movimento que paralisa o mercado e traz a rotatividade como única constante presente dentro das empresas medíocres.
Isto revela que o maior interesse organizacional é na verdade retirar o dinheiro do consumidor através de sua produção e só, nada mais do que isso, sem diferenciar-se das empresas comuns, sem buscar outros conhecimentos para manter suas atividades, usando e abusando de contratações baseadas em modelos mecânicos e que não agregam valor algum à empresa, pessoas e até mesmo à própria sociedade.
Por outro lado é possível encontrar organizações inteligentes, que sabem que o desenvolvimento não é um acontecimento, mas uma regra natural, que traz muita inovação e geração de conhecimentos mais amplos ao longo dos anos, deixando a evolução presente no dia a dia de todos e tornando cada ação muito mais efetiva do que era no início de sua aplicação.
Também é preciso observar que poucas organizações se preparam para lidar com o mundo real, deixando a mera mecanização universal para fazer por merecer um posicionamento de destaque, assumindo primeiramente todas as suas responsabilidades e contando com colaboradores tão bem preparados que a inovação deixa de ser um desejo para se tornar mais uma das constantes do ambiente em que estas empresas se colocam ao evoluir.
Então a adaptação é muito mais rápida, efetiva e natural, tornando-se tão presente que se insere na cultura e a faz viva, assim como as pessoas que diariamente têm novas ideias e as colocam no centro de estudos e pesquisas para avaliar a viabilidade real, bem como são estudados os momentos do mercado com a finalidade de dar ao cliente mais do que um produto ou serviço.
Com isso, é gerada uma experiência que sai da compreensão da maioria das empresas produtoras, pois o segredo não está preso exclusivamente ao material, viabilizando uma relação muito mais detalhada e profunda entre consumidor e empresa, abandonando meras contratações de pessoas que funcionam para efetivar a colaboração plena, sem que para isso tenham que perder o foco do negócio ou tentar agradar a todos os consumidores do planeta.
Deste modo fica evidente como a cultura das pessoas e das empresas deve ter uma proximidade natural, por meio dos valores comuns e do interesse em criar novas soluções, utilizando-se dos mais diversos conhecimentos disponíveis e passando a compreender todos os ciclos de vidas envolvidos na oferta de produtos, serviços e experiências aos seus clientes.