21 de março de 2013

O valor das experiências na oferta de produtos e serviços ao consumidor em Marketing

A oferta de produtos e serviços não é apenas a disponibilização destes aos consumidores, tendo como premissa atual a entrega de uma experiência única e que surpreende aos clientes.
Muitas empresas ainda vivem na era em que todo o foco era exclusivamente produtivo, sem valor agregado aos produtos ou serviços e onde todo o processo de relacionamento com o cliente era encerrado após o pagamento efetuado.
Isto ainda acontece porque as empresas sentem medo da evolução, preferindo suas âncoras às raízes que alimentam o desenvolvimento, repetindo eternamente os ciclos e criando uma demanda por peças de reposição que na verdade são pessoas na figura de colaboradores ou clientes.
O que chama a atenção é a falta de tato para lidar com o conhecimento, pois as organizações passam a criar ilusões disseminadas em seus ambientes que inviabilizam qualquer novidade, tolhendo a criatividade e sempre exigindo que todos, sem exceção, possuam os mesmos conhecimentos e façam tudo da mesma forma.
Esta mecanização integral surge quando a empresa já nasce fadada ao desaparecimento, transformando alucinações em verdades baseadas em achismos daqueles que sequer sabem os motivos pelos quais a empresa mantém suas atividades, tornando-se gestores que dão um valor muito maior a capacidade de culpar o outro do que aproveitar as ideias inovadoras e criativas.
Desse jeito surgem máximas que colocam os riscos como vilões, só que estas pessoas, representando suas empresas, não sabem que se a sua empresa não toma uma posição responsável sobre suas decisões o concorrente fará o seu melhor para alcançar um grupo de consumidores cada vez maior, atendendo e relacionando-se com eles com uma propriedade que ocorrerá a fidelização.
Enquanto as empresas mecânicas brincam no mercado as inteligentes passam a expandir seus conceitos ao atualizá-los continuamente, não ignorando a fonte inicial, mas também não deixando de lado o desenvolvimento que existe e é real para as organizações que possuem pessoas colaborando entre si e colocam as informações à disposição do conhecimento.
Com isso, a empresa passa a se responsabilizar pelas suas ações, gerando um compromisso entre a organização e o consumidor, saindo da entrega de um produto ou serviço ao tornar a experiência muito mais presente, recriando o conceito de relacionamento ao, verdadeiramente, manter contato com as pessoas através de pessoas, usando cada canal de comunicação para realmente trocar informações, passar mensagem e habilitar o conhecimento de forma alcançável por todos os seus colaboradores.
Por isso a individualidade das habilidades é uma proposta totalmente vanguardista e que não deixa a empresa parar no tempo, gerando uma transmissão de conhecimentos internos, e também com os clientes, em um nível que permite que cada produto ou serviço não esteja atrelado somente a um preço.