12 de junho de 2013

As fontes de inovação das empresas no desenvolvimento de produtos e serviços e o relacionamento com os consumidores em Marketing

A falta de inovações nos produtos e serviços de uma empresa não significa que ela alcançou a perfeição, mas que seus melhores consumidores já migraram para a concorrência, onde são incentivados a trazer novas percepções sobre as soluções que necessitam em seu dia a dia, fazendo com que a empresa sempre realize estudos e pesquisas para ir além do convencional e se manter na vanguarda de mercado.
Empresas que deixam de inovar são meras produtoras de produtos e serviços, sem um vínculo com o mercado real e que deixam a desejar em todos os aspectos quando em contato com os consumidores, tratando-os da pior forma possível e tendo no relacionamento interno o início de um processo onde pessoas são coisificadas.
Também é fato que os consumidores sequer são consultados antes da continuidade da produção das mesmas coisas de forma eterna, deixando evidente que para a empresa o cliente já é um escravo que é dependente da organização e de seus produtos ou serviços, sendo que na verdade o que acontece é um processo onde a chamada fidelização de clientes é usada como a amarra para criar ações em que as pessoas fiquem presas e não possam trocar a empresa como desejam.
Por outro lado existem as organizações que jamais param de se desenvolver, criar soluções e inovar, pois trabalham adequadamente todos os ciclos de vida que interferem na existência organizacional, na relação com o mercado e com as pessoas, tanto na figura de clientes quando colaboradores, mantendo-se em atividade para buscar soluções cada vez melhores para ambos os lados.
Então as decisões são tomadas com foco na excelência, uso, manutenção e ampliação do conhecimento da organização e seus colaboradores, trazendo para perto, e até mesmo dentro da empresa, seus clientes e ideias de soluções a serem estudadas e colocadas em linha de produção.
Também fica muito mais fácil identificar como a empresa lida com soluções quando o atendimento ao cliente é insuperável e sempre ganha novos pontos a cada encontro do consumidor com a empresa, sem que haja um nivelamento estático na relação ou que a empresa faça de tudo para que o cliente vá para o concorrente, fato que parece incrivelmente impossível de ocorrer, mas é o que mais acontece em muitos mercados onde as pessoas são desrespeitadas e apenas as vontades de poucos, tidas como direitos, valem.
Com isso é preciso observar atentamente como o cliente auxilia a empresa a desenvolver o relacionamento, criando-se um histórico de atendimento que venha a contribuir para ambos, não sendo apenas usado pela empresa para tirar mais dinheiro do cliente, mas que seja proveitoso ao ponto de trazer uma nova oportunidade para que o consumidor procure a organização, seus produtos e serviços.
E assim a empresa começa a compreender como a inovação funcionará, trazendo todas as experiências anteriores ao presente para desenvolver conceitos, propostas e projetos para que atendam aos desejos dos consumidores sem aprisioná-los, algo que dificilmente acontece em mercados onde a estrutura já não é minimamente aceitável e gera custos desnecessários para todos aqueles que verdadeiramente querem o desenvolvimento em todas as áreas.
Mas também é necessário que a organização tenha plena consciência de que ela não é mais uma estrutura isolada que apenas mantém contato com o mercado para coletar dinheiro com seus produtos e serviços, mas passou a ser um organismo interligado com um cenário muito mais ativo e propenso ao desenvolvimento inteligente de soluções quando percebe que deve priorizar a localização de oportunidades ao invés de apenas produzir sem saber ao certo a razão pela qual o faz.