8 de agosto de 2013

Conquista e manutenção do relacionamento com os clientes em Marketing

Conquistar consumidores é uma prática das empresas, mas poucas sabem como manter o relacionamento ativo após o pagamento do produto ou serviço, comprovando que as organizações são preguiçosas demais quando o assunto é manter uma das atividades que mais lhes traz benefícios e oportunidades para melhorar.
O relacionamento com os clientes é fundamental para as empresas inteligentes e, ao contrário do que a maioria imagina, não é um custo ou gasto desnecessário, pois abre caminho para que as inovações tenham um destino e satisfaçam os consumidores.
Ainda assim a maioria das empresas insiste em fazer de tudo para ter contato uma única vez com os consumidores, para depois descartá-los, já que na visão delas o mercado é uma prateleira em que clientes são retirados e em breve um novo ocupe seu lugar.
Isto acontece de forma tão corriqueira que chega a parecer a regra de um mercado, enquanto que do outro lados as empresas inteligentes investem no relacionamento com os clientes para que ambos tenham benefícios.
Obviamente é preciso que as empresas inteligentes também estejam em contato com consumidores inteligentes, o que é salutar e traz resultados positivos em todos os sentidos, formando-se assim uma parceria entre ambos e aperfeiçoando a relação.
Também é necessário observar que este relacionamento só é possível por causa dos investimentos assertivos das empresas, com pesquisas bem direcionadas, estruturadas e elaboradas, saindo das modelagens antiquadas e chegando ao cliente da maneira mais proveitosa possível.
Então a aplicação destas pesquisas é compreendida como essencial para a organização, o que a faz escolher o método de forma inteligente, deixando espaço para que possa existir a figura de um entrevistador, para que o cliente deixe a oportunidade para receber um questionário ou que durante um atendimento as informações e dados sejam atualizados e otimizados.
Além disso é preciso que os colaboradores recebam treinamentos para reduzir a mecanização do contato com o cliente, e este é um trunfo que transforma o encontro em uma oportunidade muito mais ampla para que a empresa conheça seu consumidor, bem como possa lhe atender de maneira assertiva.
Daí em diante entender os dados e informações de uma pesquisa é uma possibilidade para poucas empresas, que, de maneira inteligente, elaboram as questões da maneira correta, deixando-as conectadas e interdependentes, validando e viabilizando a aplicação no desenvolvimento de produtos, serviços ou na melhoria contínua das ações organizacionais.
Poucas empresas são capazes de lidar com pesquisas, muito menos entender o que ali se encontra, colocando em xeque qualquer ação tomada, pois as questões, e até mesmo as respostas, não chegam a alcançar um mínimo contexto ou nexo relevante.
Isto acontece porque as empresas não conseguem elaborar uma pesquisa séria, fazendo uso da opção de querer encontrar o que ela deseja, e não a realidade e quais pontos já podem ser considerados maduros e que aspectos entram em avaliação e desenvolvimento pleno.
Levando-se em conta que as empresas sempre optam por aprender ou não, é possível notar que muitas delas sempre se esforçam para perder o cliente, uma ação irracional e que tem como fundamento uma situação problemática para a empresa proporcionada pelo consumidor, e isto também se dá com relação aos colaboradores, já que todas as oportunidades são vistas como problemas para as empresas incompetentes e despreparadas.