2 de agosto de 2013

Marketing na convergência de missão, visão e valores das empresas e seus colaboradores

Missão, visão e valores são fundamentais para o desenvolvimento e integração das organizações, mas quando um deles não se encaixa aos demais todo esforço é feito em vão.
Sempre que as empresas não conseguem conectar as bases para seus desejos tudo o mais que venham a fazer não será interessante para elas próprias, para o mercado ou o consumidor.
Isto também ocorre no relacionamento de suas áreas, que não terão uma base sólida para atuar, deixando que interpretações equivocadas se sobressaiam e impeçam o desenvolvimento.
Além disso é necessário observar que sem o clima organizacional adequado as empresas não funcionam com seu potencial máximo, deixando a excelência de lado e perdendo seu ritmo de inovação.
Outro ponto crucial é a excessiva troca de colaboradores que não permite que exista o vínculo entre as pessoas e suas tarefas, tampouco com a organização, e este é um ponto delicado de tal forma que inviabiliza a criação, estabelecimento, manutenção e desenvolvimento da excelência.
Também fica mais evidente que os clientes acabam entrando neste ritmo constante de substituição, e que incrivelmente é encarado como natural do negócio pelas empresas que ainda funcionam de maneira desestruturada.
Com este posicionamento diferente, e equivocado, estas empresas começam a distorcer os conceitos utilizados em seu dia a dia, não permitindo que seus colaboradores troquem informações ou ideias e sejam submetidos a um adestramento integral.
Por estes motivos é evidente a defasagem intelectual das empresas, que passam a basear suas ações pela média do mercado, como se esta ação fosse realmente importante para se destacar em meio à competitividade atual.
Enquanto isso é promovido dentro das empresas medíocres as demais se esforçam para que seus colaboradores possam compreender e fazer valer seu conhecimento sobre a visão, missão e valores da empresa, e que se discordam de algum deles é provável que esta organização não seja o seu lugar.
Só que algumas pessoas não compreendem como a sua cultura de indivíduo deve se conectar com a cultura organizacional, e assim deixam de utilizar todo o seu potencial, pois sempre há algo que não funciona porque a pessoa pensa diferente da empresa.
A partir daí as ideias deixam de fluir com naturalidade, o esforço do colaborador é reduzido e a insatisfação cresce em ambos os lados, gerando atritos desnecessários e deixando dúvidas para a empresa e o colaborador.
Neste instante ocorre a separação dos desejos de ambos, o que não faz com que o desenvolvimento dos dois lados ocorra, e na maioria das vezes isto não é percebido, pois dificilmente a empresa ou o colaborador consegue entender o quanto o clima organizacional influencia no desempenho de ambos.
De certa maneira é preciso que as empresas, durante o ato de contratação, também verifiquem se os seus valores, visões ou missões são adequadas para os dias atuais, assim como os colaboradores devem conhecer muito bem quais são os seus desejos individuais e como eles lidam com isso dentro das empresas.
Mas para muitos isto é apenas um fator sem importância, só que ao montar a sua empresa você fará o máximo para trazer as pessoas que mais têm em comum com você, e é neste ponto que pessoas ou empresa pecam na maior parte do tempo, pois se esta diretriz é perdida todo o trabalho feito não traz o resultado desejado.
Também é óbvio que ao montar uma empresa você irá tomar como base seus valores, sua visão e sua missão individual, trazendo para o mundo uma empresa do seu jeito, iniciando aí a criação do clima organizacional que se tornará a excelência se este conjunto for forjado corretamente.
Por isso o mesmo vale quando o colaborador passa a fazer parte de uma empresa, especialmente quando o que ele deseja é muito próximo ou idêntico àquilo que a organização tem como premissa de suas atividades, criando aí a sinergia que torna poucas empresas relevantes no mercado.