23 de agosto de 2013

Marketing no desenvolvimento organizacional, melhoria contínua e na adaptação inteligente às mudanças de mercado

Adaptar-se às mudanças, que na verdade são desenvolvimento voltados à melhoria, é essencial para qualquer empresa, sendo um ativo muito interessante àquelas organizações que possuem um autoconhecimento aprofundado e que buscam sempre a diferenciação diante da concorrência, cativando seu público-alvo e conectando-se de maneira profunda, desenvolvendo um relacionamento em que os dois lados dialogam e compatibilizam a construção de ideias geradas nesta conexão que não se atém exclusivamente ao contato direto.
Aprender é um preceito básico para qualquer empresa, mas muitas delas seguem o caminho oposto, engessando todas as suas ações e criando vícios que se transferem ao mercado, e que também alcançam as empresas criadoras do modelo caótico que deixa a rotatividade excessiva de colaboradores se tornar normal.
E ao fazer este movimento as empresas viram reféns de processos viciosos que elas próprias criam, e então não conseguem mais captar colaboradores preparados e diferenciados, pois os vícios são passados e repassados através de adestramentos contínuos e que não englobam o relacionamento com o cliente, mas sim o aumento de vendas de forma indiscriminada, como se a empresa, seus produtos e serviços, tivessem que chegar a todos os consumidores do planeta.
Obviamente esta visão míope ocorre porque as empresas se deixaram absorver por práticas em que tudo é mecanizado, inclusive seus treinamentos, que mais parecem pesquisas com micos de circo, que ao fazer um truque recebem a banana, e é exatamente assim que muitas organizações agem, pois alguma pessoa achou que esta é a metodologia ideal para lidar com os colaboradores.
Feito isso é possível notar que as pessoas que trocam de empresas, levam consigo o adestramento, e então as outras organizações são tratadas como responsáveis pelo ato, só que as empresas incompetentes, e adotantes do adestramento, jamais assumem suas responsabilidades e não se dão conta de que diariamente fazem o mesmo, deixando o mercado envolto por um ciclo vicioso.
E é esta a razão pela qual as empresas ainda tratam seus colaboradores como recursos, achando que possuem as pessoas e devem adestrá-las, para que depois façam cobranças utópicas e não saibam que as vendas ilusórias as levam ao desaparecimento.
Além disso é necessário que as empresas também tenham consciência de que o relacionamento vai além da compra, mas como a maioria das empresas é ignorante demais jamais perceberão isto, revelando que são totalmente descartáveis e seus colaboradores foram transformados em fantoches, parte por vontade própria, parte por causa dos adestramentos.
Isto fica muito evidente quando você, na figura de consumidor, entra em contato com uma empresa e é alvo do desprezo, mas também é necessário observar que para a maioria das pessoas, quando dentro das empresas, o cliente é um inimigo a ser derrotado, e por isso o atendimento é de tão baixo nível, mas a incompetência impossibilita estas empresas, e as pessoas, a perceber que esta é a realidade imposta e propagada.
Desta maneira é fácil entender a razão pela qual a insatisfação de clientes aumenta cada vez mais, mas não é estudadas pelas empresas, pois as pessoas que as estão gerindo não querem assumir suas responsabilidades e realizar uma pesquisas que aponte falhas, pois sequer compreendem que são estas falhas que determinam o futuro das atividades da empresa.
Então é revelada a incapacidade das empresas em lidar com as adversidades, e isto acontece porque existe uma ilusão de que as organizações são perfeitas, e esta ilusão só ocorre quando o ambiente é dominado pela ignorância e incompetência, mas as pessoas estão tão adestradas que sequer podem retirar os cabrestos para perceber que o mundo é maior e que existe a oportunidade de se fazer algo melhor.
Por estes motivos é que as empresas que se colocam do outro lado viram referência, preferindo que seus colaboradores pensem ao invés de processar, incentivando-os a se desenvolver, e não exclusivamente para a organização como você pode até imaginar, mas permitindo que cada ser humano tenha sua personalidade e que ao trazer suas experiências e conhecimentos para dentro da organização possam fazer das oportunidades um novo aprendizado.
Logicamente é raro encontrar empresas que sejam competentes o suficiente para eliminar continuamente todas as arestas existentes, pois isso requer inteligência, autoconhecimento e uma capacidade de promover a geração de ideias que não é viável para todas as empresas, já que as empresas inteligentes sabem que sempre podem melhorar, enquanto que as demais são apenas reprodutoras dos mesmos erros e adestramentos.