14 de novembro de 2013

A estruturação dos aprendizados como fonte para a referência criativa organizacional em Marketing

Empresas capazes de aprender com a concorrência, seus colaboradores e consigo mesmas possuem um autoconhecimento que as coloca na vanguarda do mercado, tendo uma visão muito mais ampla de suas decisões, partindo para ações que são viáveis e que encontram seu tempo de mercado no momento adequado.
O aprendizado das organizações faz com que a tomada de decisões seja ágil e contemple a viabilidade das ideias, além de permitir que a criatividade individual de cada colaborador seja usufruída ao máximo e traga benefícios que se alinham com os desejos de seus clientes.
Mas para que isto ocorra é preciso que a empresa tenha um ambiente equilibrado, deixando que as delimitações passem a mensagem correta e deem os indicativos necessários para seus colaboradores trocarem informações, discutirem ideias e inovar.
Desta maneira é possível verificar que os colaboradores estão alinhados com a cultura organizacional, pois esta cultura já faz parte destas pessoas, e então todas as soluções propostas não terão como fato gerador o desespero ou a mera intenção de se copiar os concorrentes.
E com este comportamento as empresas passam a olhar seus aprendizados de forma mais ampla, deixando que seus colaboradores pensem e tenham tempo para aprender, apontando para processos bem estruturados e que saem do mero processo produtivo para gerar soluções em qualquer situação.
Mas também é preciso que estas empresas estejam preparadas o suficiente para retirar do foco algumas ideias, talvez porque já estejam ultrapassadas ou porque seus clientes ainda não estão preparados para lidar com o produto ou serviço demonstrado.
Além disso é vital que as empresas tenham uma visão de mercado global de fácil assimilação e compreensão por parte de seus colaboradores, não afundando em um território tão limitado que não existam mais clientes e também não querendo atender a todos os consumidores do planeta, tornando-se mais equilibradas em suas decisões e passando a mensurar suas ações conforme suas capacidades.
Mesmo assim é interessante que a empresa não se prenda às âncoras que as impedem de evoluir, algo muito comum e tão corriqueiro que parece ser a regra dos mercados medíocres e irrelevantes no contexto global.
E com as escolhas adequadas as empresas também devem continuar aprendendo em suas decisões assertivas, do mesmo modo que o fazem quando buscam conhecer seus concorrentes e colaboradores, utilizando-se do desenvolvimento contínuo para oferecer aos clientes as melhores experiências por meio de seus produtos e serviços.