13 de novembro de 2013

A contemporaneidade e desenvolvimento inteligente das empresas em Marketing

Somente as empresas inteligentes se mantém contemporâneas a seus clientes, trazendo para o presente suas ações tradicionais de excelência, adaptando-se ao desenvolvimento contínuo e deixando que a oportunidade de um futuro seja alcançada com a manutenção e melhoria contínua de suas atividades.
Desenvolvimento é uma palavra que entra no discurso de muitas empresas mas não é viabilizado através de suas ações, devido ao medo de se mexer naquilo que hoje funciona, por não haver diálogo interno e com o consumidor e porque a gestão organizacional é precária e voltada à idolatria da incompetência representada nos cargos importantes.
Com esta visão medíocre é fácil perceber que a empresa não foi constituída para se desenvolver, mas para manter de forma perpétua a mesmice que a impede de competir dignamente com seus concorrentes, evitando abrir suas portas para o conhecimento para que não precise se atualizar.
Enquanto isso acontece as empresas inteligentes vão moldando suas ações conforme se desenvolvem, trazendo novas visões para seus ambientes internos, habilitando em seus colaboradores uma nova fonte de geração de ideias diferenciadas e mesmo assim focadas no negócio organizacional, delimitando as ações àquilo que a empresa pode, sabe e consegue fazer, do mesmo jeito que já abordam soluções que, quando devidamente viáveis, chegam aos clientes.
Isto também se deve a uma característica que já nasce com estas empresas, que é o uso do conhecimento para o desenvolvimento, descartando as mudanças como uma limpeza em que tudo o que foi feito até agora não serve mais e transformando a própria mudança em uma oportunidade para a organização satisfazer seus clientes, mantendo sua base muito próxima da empresa ao mesmo tempo em que novos clientes se aproximam.
E com mais esta ação a empresa se torna viva, mantendo suas atividades em funcionamento e desenvolvimento, não reinventando a roda, mas sabendo-a utilizar em diversas situações, pois a empresa possui um autoconhecimento tão bem explorado que todas as áreas trabalham de maneira integrada e ficam cada vez mais fortes ao colaborar umas com as outras.
Só que no mercado esta visão diferenciada é pouco explorada, pois as empresas são concebidas apenas para produzir e nada mais, então os clientes ficam insatisfeitos e não voltam, do mesmo modo que seus concorrentes também perdem a oportunidade de se desenvolver quando uma organização encerra suas atividades.
Entretanto, esta demonstração de uma visão inteligente, não alcança todas as empresas do mercado, muito menos é vista com bons olhos por aqueles que não entendem que a sua empresa não pode atender a todos os clientes do planeta, e que eles também não são ilimitados, mas como é de praxe a mediocridade que assola certos mercados é fruto de visões excessivamente restritas e sem conexão com a realidade.
Outro fator que faz com que as empresas percam a competitividade é a pressa na resolução de problemas, sem saber ao certo o que fazer, enquanto que as organizações inteligentes são ágeis e contam com colaboradores tão bem preparados que cada problema que surge é encarado como uma oportunidade de mercado, gerando desenvolvimento e revelando mais uma solução às questões que se apresentam, pois estas empresas caminham no ritmo adequado e que reduz a criação de uma situação sem solução.
E ainda assim existem empresas que tratam os variados conhecimentos como commodities por não terem ciência de que cada indivíduo possui um conhecimento único, com experiências únicas e que vão desenvolver habilidades únicas, do mesmo jeito que cada organização é única e não pode ser replicada integralmente.