11 de novembro de 2013

A visão das empresas na contratação dos colaboradores e os benefícios do desenvolvimento contínuo em Marketing

Nenhuma empresa pode se descuidar da contratação de seus colaboradores, mas diariamente muitas deixam a desejar porque se baseiam exclusivamente na visão das peças de reposição, o que as faz trabalhar com uma alta rotatividade de colaboradores e não oferecer, como resultado de seu trabalho, um produto ou serviço de qualidade ao consumidor, utilizando-se de ações vis para culpar os outros por aquilo que não fazem.
Poucas empresas são competentes para lidar com a contratação de colaboradores, principalmente porque organizações inteligentes são raras e escassas no mercado, pois existe a preferência por se perpetuar a mediocridade que não exige conhecimento ou desenvolvimento.
Este tipo de procedimento faz com que a visão estreita destas empresas medíocres fique cada vez mais curta e obsoleta, tratando os colaboradores como máquinas que podem ser repostas a qualquer instante, pois em nenhum dos lados existe o compromisso com o desenvolvimento e conhecimento, criando-se uma estrutura autodestrutiva que rui aos poucos e é vista como perfeita, pois a culpa do desaparecimento destas empresas é sempre do concorrente.
Mas este discurso vazio sempre tende a piorar a relação das empresas com seus clientes, ainda mais quando o mercado já é contaminado por pessoas que não desejam trabalhar, alcançando números alarmantes que atingem os 84% dos colaboradores que não se esforçam para evoluir ou no mínimo fazer aquilo para o qual foram contratados.
Desta maneira é fácil compreender porque alguns mercados são irrisórios em nível global, pois se as pessoas não querem trabalhar não vão produzir o que devem, fazendo uso de uma posição em que a empresa é sempre a vilã por oferecer um emprego e pedir que em troca a pessoa tenha que fazer algo e ainda a pague por isso.
Por isso muitas empresas preferem sair de certos territórios para atuar em locais onde as pessoas tenham interesse em melhorar por seus próprios esforços, sem que exista a depreciação do emprego ao qual ocupam para tentar obter mais sem produzir mais, e que é o discurso defendido pelos incompetentes que passam a vida ludibriando as demais pessoas apenas para benefício próprio, culpando quem trabalha ao invés de fazer algo benéfico para si, para uma organização, que até pode ser criada por esta pessoa, e para a sociedade e o mercado.
E então fica fácil perceber que nos mercados medíocres o interesse do colaborador é tomar o lugar do seu superior imediato, mas como a dissimulação é levada muito a sério estas pessoas não terão a dignidade de assumir suas intenções, que sempre são as piores para com os outros.
Daí em diante é possível verificar que os produtos ou serviços daquele mercado são meras commodities em esfera global, permitindo que os mercados inteligentes dominem os territórios preguiçosos e que não possuem valor significativo para receber matéria-prima e devolver produtos e serviços com alto valor agregado e que irão atender aos consumidores locais e também globais.
Além disso é preciso salientar que os mercados sempre oferecem oportunidades àqueles que buscam o desenvolvimento, mas a hipocrisia que domina os territórios medíocres é tamanha que as pessoas que ampliam seus conhecimentos e obtém conquistas por seus próprios esforços e méritos são rechaçadas e tratadas com desdém por aqueles que sequer controlam suas próprias vidas e se deixaram escravizar pela reprodução da mesmice.