31 de janeiro de 2014

O planejamento utilizado e aperfeiçoado continuamente nas empresas inteligentes e diferenciadas em Marketing

Para a maioria das empresas o planejamento é apenas um amontoado de palavras gravadas em páginas que são arquivadas sem que se tenha conhecimento daquilo que há em seu interior, por existir um medo de se seguir o que está descrito e haja o crescimento organizacional, algo que vai na contramão daquilo que pregam os gestores aprisionados por seus cabrestos e que não conseguem aceitar que a empresa funciona muito melhor sem eles.
Um planejamento deve ser conhecido profundamente pelas empresas, mas poucas estão aptas a compreender o que elas próprias inserem em seus respectivos planejamentos, criando-se assim um modelo de falta de gestão que começa pela falta de conhecimento da empresa de forma ampla e que se traduz pela inércia que a mantém parada no mesmo ponto até encerrar suas atividades.
Por outro lado existem as empresas que optam pelo inverso, aprofundando-se cada vez mais em seu autoconhecimento, preferindo buscar novas soluções e aperfeiçoando seus planejamentos através de uma visão de mercado muito bem embasada e voltada ao desenvolvimento.
Mas, como é de se esperar, há muito mais empresas preocupadas em manter o status quo do que evoluir, tratando de se inserir numa lista onde as âncoras as levam para o fundo e deixam os mercados cada vez menos competitivos por se absterem de suas responsabilidades, incluindo-se aqui o próprio planejamento que antes era engavetado ou servia de enfeite para a estante do gestor e hoje é colocado num arquivo intocável e tão secreto que nenhuma das informações ali contidas é sabida, mesmo que isto pareça absurdo ou surreal.
Desta maneira fica muito mais claro que a empresa que faz uso do planejamento elaborado obtenha mais oportunidades no mercado, fazendo os devidos ajustes no planejamento e tornando cada um dos objetivos ali contidos tangíveis e compreensíveis para seus colaboradores, o que decorre em função de pessoas muito bem preparadas e aptas a executar suas tarefas pensando além dos seus resultados individuais, algo inimaginável dentro de organizações onde há uma percepção de que tudo são commodities, incluindo pessoas.
Também fica mais evidente que uma empresa que conta com pessoas voltadas a trabalhar tem mais espaço para crescer, pois as soluções propostas por seus colaboradores são analisadas e, quando viáveis, são colocadas em prática, criando-se então uma espiral de crescimento que tem como base a excelência, criatividade, conhecimento, integração e comunicação de todas as áreas, além de promover a elaboração de um planejamento inteligente e que abandona o universo das ilusões para ser aplicado no dia a dia de todos sem aprisioná-los com cabrestos.