17 de março de 2014

A visão inteligente da concorrência de mercado na diferenciação organizacional e satisfação de clientes em Marketing

Ferramentas e modelos diferentes para a comunicação são encontrados facilmente, compondo uma gama que trabalha de maneira integrada ou individualizada, dependendo das escolhas organizacionais definidas por intermédio de estudos e pesquisas juntos a seus clientes, mas ao mesmo tempo é possível notar que a comunicação em si é totalmente deixada de lado, pois inúmeras pessoas mantém contato e não se entendem, do mesmo jeito com que isto se reflete dentro das organizações e naquilo que é tratado como o relacionamento com o cliente que mais traz situações embaraçosas do que oportunidades para se solucionar um problema.
A comunicação é tratada com desleixo em alguns mercados, ainda mais quando existe sempre o interesse em se levar vantagem, colocando em pauta também a necessidade de muitas pessoas sem serem enganadas por sua própria vontade, já que dentro das empresas se utilizam desta ação para atrair, capturar e aprisionar consumidores, deixando evidente que este ciclo vicioso pútrido é parte da cultura local e que por vezes atinge quase a totalidade de nações ou continentes.
Obviamente a hipocrisia é o discurso de atuação destes mercados, pois tudo o que o consumidor faz para obter as vantagens é fruto da corrupção plena que impede que as empresas tenham um desempenho e comportamento exemplar, pois o consumidor é o funcionário que apenas funciona de acordo com seus interesses e faz uso de falácias para toda e qualquer ação que tome.
Mas esta esperteza toda prejudica o mercado, os colaboradores que trabalham e as empresas que se esforçam, criando uma redoma que impede as pessoas de contar com produtos e serviços melhores ao nivelar por baixo tudo o que existe, incitando uma guerra contra aqueles que fazem por merecer o reconhecimento em favor da mediocridade que infecta as pessoas e as tornam fantoches úteis.
Com isso também existe a incapacidade das pessoas em enxergar as oportunidades, pois estando dentro de um ambiente democrático não há barreiras para se usar a criatividade que gera produtos e serviços que venham ao encontro dos desejos dos consumidores, do mesmo modo com que os próprios consumidores têm uma gama maior de empresas oferecendo produtos e serviços diferenciados e que se encaixarão numa lista que contém as opções mais interessantes e que gerarão a satisfação.
Só que isto não ocorre dentro de todos os mercados, e em muitos deles as empresas, através das pessoas, são inteligentes o suficiente para saber que toda concorrência é interessante e favorece a criatividade, deixando que novas soluções sejam criadas e tornando-se também fonte de referência para escolhas que levam aos consumidores produtos e serviços cada vez mais ajustados àquilo que seus clientes desejam.
Mesmo assim é necessário observar que nestes mercados inteligentes as próprias pessoas não se deixam igualar no campo de escolhas, aprendizados, experiências etc., tornando-se indivíduos que, quando na figura de clientes ou até mesmo empresas, sempre optam pela retidão dos valores que visam oferecer a satisfação e as inúmeras possibilidades de mercado, algo que é ignorado em mercados onde as pessoas já não possuem a educação e escolaridade suficiente para ter suas próprias ideias ou fazer por merecer o reconhecimento por ter criado algo.
E aqui é possível voltar à infame mediocridade que assola mercados através das pessoas que esperam que tudo surja de repente e do nada, atestando-se mais uma vez que esta linha cria apenas dependentes das escolhas dos outros em detrimentos de suas decisões individuais e que apontam para uma linha de valores que permitem que cada pessoa seja um indivíduo não manipulado e deixe de ser uma peça que funciona e é chamada de funcionário por estar à disposição das mentes limitadas e que repetem incessantemente as mesmas ações desejando resultados distintos.
Desta maneira a incompetência é tratada de forma a se espalhar e contaminar todos os níveis e pessoas, o que não ocorre completamente porque sempre existem indivíduos capazes de pensar, aprender e tomar suas decisões para criar soluções e oferecê-las aos mercados inteligentes que existem ao redor do planeta.
Mas como é de praxe também existe sempre o grupo mais incompetente que sempre tenta se apropriar daquilo que outros criaram, deixando claro que a hipocrisia se mantém viva e que criar engôdos para ludibriar os demais é uma prática que está incrustada no comportamento mecânico que inviabiliza uma comunicação que venha a promover a troca de ideias para a geração de soluções que ocorre em ambientes inteligentes.
Além disso é natural que algumas discordâncias também aprofundem o conhecimento sobre as ideias, tendo novos ângulos para se observar o mesmo objeto, e aí também é inclusa a comunicação com seus variados canais e formas de distribuição que levam ao seu consumidor a mensagem adequada, refletindo um ambiente interno salutar que traz à diversidade a tonalidade de oportunidades a se conhecer, analisar e aproveitar de forma inteligente e adaptada aos desejos de seus clientes.
A incompetência reduz o potencial de comunicação inteligente de empresas e mercados, impedindo que a concorrência favoreça o desenvolvimento para a manutenção da mediocridade plena, criando ranços em discursos falaciosos e passando sempre aos outros a responsabilidade de quem nada quer fazer, prejudicando o desenvolvimento e debilitando a criatividade com um discurso vazio onde pessoas são meras máquinas úteis que funcionam e são substituídas por outras idênticas.