10 de março de 2014

O desenvolvimento e a adaptação inteligente das empresas à concorrência global em Marketing

Uma empresa administrada se desenvolve diariamente por trabalhar com soluções, utilizando-se efetivamente de todo o conhecimento, de informações coletadas continuamente e já armazenadas em seus arquivos, assim como aproveitam o relacionamento de seus colaboradores para enxergar nas diversas experiências as oportunidades de se aplicar as percepções individuais viáveis em sua evolução, ao mesmo tempo em que a empresa sabe que a competitividade com a concorrência é um fator que faz a organização aprender quando usa corretamente as inúmeras lições advindas do ambiente externo organizacional.
Para uma empresa aprender é preciso que ela tenha noção de que pode evoluir de forma inteligente, o que é raro e não se encontra facilmente em alguns mercados onde tudo o que se encontra está baseado num ciclo vicioso de cópias sem valor e que não revelam as individualidades de cada organização.
Isto também fica ainda mais evidente quando os colaboradores não representam uma unidade íntegra, revelando uma cultura interna que não sabe conectar as individualidades sob uma visão direcionada e que tem como foco gerar soluções, deixando muito evidente que o cliente também não é tratado com a importância adequada e até mesmo é visto como empecilho para o funcionamento organizacional, fruto de uma cultura interna que trata a tudo e a todos como peças do processo produtivo excessivamente repetitivo e que não evolui.
Deste modo é evidente a incapacidade de adaptação destas empresas ao mercado como um todo, especialmente numa concorrência global e que é fortalecida pela disponibilidade de informações em qualquer parte do planeta através dos mais variados meios de comunicação, mas que há algum tempo é ainda mais evidente pelo uso da internet e suas ferramentas disponíveis.
Obviamente as mentes limitadas ainda acharão que uma empresa muito pequena não sofrerá o impacto de um concorrente do outro lado do planeta, mas como é facilmente perceptível esta visão não contempla todas as variáveis envolvidas com a logística que permite que o produto ou serviço da sua empresa possa ser adquirido em qualquer lugar ou que tenha a concorrência direta de uma organização que sequer está no "seu" território, muito menos na cidade, estado, país ou continente.
E esta concorrência fica ainda mais evidente quando a empresa que era tratada como hermeticamente isolada fornece produtos e até mesmo serviços que contam com a participação de empresas do outro lado do planeta, comprovando que não é possível nem mesmo determinar os preços das commodities sem a influência global, mas como é de se imaginar as mentes medíocres ainda se prendem às visões míopes isolacionistas que preferem uma organização que encerra as suas atividades do que uma que faz por merecer o reconhecimento por ter feito um trabalho digno e com êxito.
Outro fator que também influencia diretamente no desempenho inovador das empresas é a sua própria relação com a história construída, pois muitas delas acham que mudança é sinônimo de se jogar tudo o que foi feito até agora no lixo e começar as atividades novamente, mas estas organizações se esquecem de que cada ação bem estruturada passará por mudanças em direção ao desenvolvimento, levando para seus clientes produtos e serviços realmente adaptados ao mercado, às pessoas e com uma usabilidade real.