Ter uma vantagem sobre seus concorrentes é um grande desafio do Marketing, principalmente quando a competição torna-se cada vez mais acirrada, a globalização é mais um fator que proporciona aprofundar cada vez mais os estudos de mercado, os desejos e necessidades dos consumidores e elaborar estratégias que tragam para seus produtos o retorno adequado a toda Vantagem competitiva de cada organização no mercado.
Para que uma empresa possa obter este tipo de vantagem, são necessários alguns requisitos como:
As empresas podem ter como características que constroem a Vantagem competitiva:
Os 4 P´s dão uma base para criar uma Vantagem competitiva real diante dos concorrentes, são formas de produzir e ao mesmo tempo transformar sonhos em realidades, por isso é fundamental que o profissional de Marketing tenha em mente o conjunto de informações que darão a Vantagem à organização, não deixando escapar detalhes ou dados que podem deixar o planejamento incompleto.
A maior Vantagem competitiva de uma empresa é ter dentro dela a diversidade de informações, mentes brilhantes que estudam constantemente o mercado e produzem idéias de forma coerente e sem o feeling, pois Marketing não é brincar sem preocupação, mas brincar com responsabilidade na hora da criação e executar de forma séria o planejamento previamente elaborado com base em dados sólidos e atuais.
Para que uma empresa possa obter este tipo de vantagem, são necessários alguns requisitos como:
- Difícil de imitar;
- Única;
- Sustentável;
- Superior a competição;
- Aplicável a múltiplas situações.
As empresas podem ter como características que constroem a Vantagem competitiva:
- Foco no cliente, Valor para o cliente;
- Qualidade superior do produto;
- Distribuição ampla;
- Alto Valor de Marca e reputação positiva da empresa;
- Técnicas de produção de baixo custo;
- Patentes, direitos autorais e de propriedade industrial;
- Proteção do governo (subsídios e monopólio);
- Equipe gerencial e de funcionários superior.
Os 4 P´s dão uma base para criar uma Vantagem competitiva real diante dos concorrentes, são formas de produzir e ao mesmo tempo transformar sonhos em realidades, por isso é fundamental que o profissional de Marketing tenha em mente o conjunto de informações que darão a Vantagem à organização, não deixando escapar detalhes ou dados que podem deixar o planejamento incompleto.
A maior Vantagem competitiva de uma empresa é ter dentro dela a diversidade de informações, mentes brilhantes que estudam constantemente o mercado e produzem idéias de forma coerente e sem o feeling, pois Marketing não é brincar sem preocupação, mas brincar com responsabilidade na hora da criação e executar de forma séria o planejamento previamente elaborado com base em dados sólidos e atuais.