20 de novembro de 2006

Eco-design em Marketing

O Marketing sempre busca estar à frente, apontando novas tendências no mercado, os comportamentos dos consumidores que variam com o tempo, os impactos que seus produtos e serviços podem causar ao meio-ambiente e busca nos estudos as melhores estratégias para que seu público-alvo e a sociedade em geral percebam o que pode ser feito para que todos ganhem.
O mercado, especialmente a concorrência, exige do Marketing os estudos contínuos, Pesquisa e Desenvolvimento estão trabalhando constantemente para que o produto ofertado tenha vantagens sobre os produtos de seus concorrentes, mas essencialmente hoje há a preocupação com o meio-ambiente, então surgem novas tendências como o Eco-design, permitindo que os profissionais de Marketing elaborem produtos com menos poder agressivo a natureza e trazendo para dentro da organização muito mais do que um simples conceito, pois sem o ambiente não há empresa.
O Eco-design está ligado diretamente à Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos ou serviços, é vital que as empresas hoje tomem atitudes voltadas a proteção ambiental, mas os marqueteiros irão usar esta tendência para fazer uma boa Propaganda da empresa, e é por isso que as empresas dos marqueteiros quebram.
Um profissional de Marketing sabe que no mercado não existem modas, mas são os Ciclos de Vida de produtos e serviços que iniciam-se ou acabam, é por isso que ao trabalhar com Marketing deve-se ter uma excelente visão do que está muito a frente do seu tempo, os produtos devem ser trabalhados para o momento certo no mercado e, atualmente, as empresas que não possuem ou assumem suas responsabilidades perante a sociedade, seus consumidores e o meio-ambiente está fadada ao fracasso.
Segundo a Wikipedia, o Eco-design é o termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que de alguma forma reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental. É vista geralmente como uma ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável.
Aqueles que defendem esta Filosofia acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pelo design convencional e pela indústria, que desconsideraram os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e serviços. O Eco-design é um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Princípios do Eco-Design:
  • Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação;
  • Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia;
  • Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;
  • Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.
  • Reutilização/Reaproveitamento: Propôr objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados.