20 de dezembro de 2006

As decisões do profissional de Marketing

Decisões são fundamentais para determinar qual será o rumo a ser seguido, quais estratégias serão melhores, que profissionais são mais capacitados para exercer uma função, que tipo de Pesquisa deverá ser realizada ao colocar ou modificar um produto.
O planejamento é parte das ações que um profissional de Marketing deve fazer, e para planejar mais precisamente deve tomar decisões relevantes e que não fujam do foco, sair de um caminho é um risco alto, logicamente deve-se optar por novos caminhos, desde que façam sentido dentro das estratégias ou de fatores que já foram apontados em Informações coletadas no mercado.
As decisões têm um peso dentro de toda a estratégia a ser usada, desde o produto ou serviço, passando pela sua embalagem, atendimento até chegar em quais serão as cores e o texto que será usado em uma Propaganda.
Cada mercado possui a sua linha, um caminho já pré-determinado que é de conhecimento dos concorrentes e da sua empresa, por isso é importante ter em mãos dados que permitam avaliar quais serão os pontos mais importantes e que serão alvo de um trabalho mais intensivo.
Obviamente todos os pontos são importantes, mas alguns consomem mais tempo e devem ter atenção redobrada, pois seus resultados acabam influenciando o conjunto, pois em Marketing os ciclos devem completar-se e trazer feedback para haver a melhoria contínua dos produtos, serviços, atendimento etc.
Esses mercados podem ser divididos em 4 Segmentos:
  • Mercado consumidor: este mercado é composto por empresas que vendem produtos e serviços de consumo de massa como refrigerantes, cremes dentais, aparelhos de tv e passagens aéreas, investem grande parte de seu tempo tentando estabelecer uma imagem de Marca superior, isso exige uma idéia clara de seus clientes-alvo, o conhecimento da(s) necessidade(s) que seu produto atenderá e uma comunicação enfática e criativa do Posicionamento de Marca, grande parte da solidez de uma Marca depende do desenvolvimento de um produto superior, com uma embalagem adequada, sustentado por propaganda contínua e atendimento confiável, a força de vendas desempenha um papel na abertura e manutenção de marcado para a Marca, mas isso tem menos relação com o estabelecimento da imagem de Marca, profissionais de Marketing de consumo decidem sobre as características, o nível de qualidade, a abrangência da Distribuição e os gastos em promoção que ajudarão sua Marca a alcançar a primeira ou a segunda posição em seu mercado-alvo;
  • Mercado empresarial: empresas que vendem bens e serviços para outras empresas deparam-se com profissionais de compras bem treinados e bem informados, que possuem técnicas para avaliar ofertas competitivas, compradores empresariais compram bens que permitam fabricar um produto ou que possam ser revendidos para terceiros, compradores empresariais compram produtos para gerar lucros, as empresas que vendem esses produtos devem demonstrar como eles ajudarão seus clientes a atingir suas metas de lucro, a Propaganda desempenha um papel, mais um papel mais forte é desempenhado pela força de vendas, pelo Preço e pela reputação com que a empresa conta no que se refere à confiabilidade e à qualidade;
  • Mercado global: empresas que vendem seus produtos e serviços no mercado global enfrentam decisões e desafios adicionais, elas têm que decidir em que países entrar; como entrar em cada país (como exportador, licenciador de franquia, parceiro em joint-venture, fabricante sob contrato ou fabricante autônomo); como adaptar as características de seus produtos e serviços a cada país; como determinar Preços para seus produtos em países diferentes dentro de uma faixa estreita o suficiente para evitar a criação de um mercado paralelo para seus produtos, e como adaptar a Comunicação para que se encaixem nas práticas culturais de cada país, essas decisões devem ser tomadas diante de um sistema jurídico diferente; diferentes estilos de negociação; diferentes exigências de compra, propriedade e emprego de bens; uma moeda que poderá sofrer variações de Valor; situações que envolvam corrupção ou favoritismo político e assim por diante;
  • Mercado sem fins lucrativos (terceiro setor) e governamental: empresas que vendem seus produtos a organizações sem fins lucrativos, como igrejas, fundações, instituições de caridade ou órgãos públicos, precisam determinar seus Preços com cautela, pois essas organizações têm poder de compra limitado, Preços mais baixos afetam as características e a qualidade que o fornecedor pode incluir em sua oferta, muitos formulários têm de ser preenchidos quando se vende a órgãos públicos, muitas das compras do governo exigem licitações, sendo favorecida a proposta que apresenta o menor Preço na ausência de fatores que justifiquem um Preço mais elevado.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.