Customização é uma palavra muito utilizada hoje em dia, levando em conta a necessidade de ter em mãos um produto único, exclusivo e que tem a personalidade do consumidor.
Basicamente pode-se observar esta corrente atual em automóveis, as próprias montadoras estão criando facilidades para que o consumidor final seja "responsável" pelos detalhes que estarão presentes no automóvel ao final do processo de produção.
Logicamente todos os acessórios e suas possibilidades de montagem já estão inseridos dentro da linha de produção, há limitações quanto ao que pode ser escolhido, pois sem essas limitações o consumidor poderia "produzir" um automóvel tão complexo que seria praticamente impossível de construir.
Essa diferenciação entre os produtos está cada vez mais evidente, o Marketing 1-to-1 (um para um) ganha cada vez mais força, serviços são customizados para aquele cliente específico, produtos podem ganhar acessórios, cores e tantas outras possibilidades que listá-los é impossível, pois a mente do consumidor é muito fértil e promove a evolução do mercado.
Dentro da Internet pode-se observar mais claramente este nicho de mercado, alguns sites possibilitam a personalização, inclusão de conteúdo e tantas outras modificações que não há como existirem 2 produtos iguais, como exemplo pode ser usado o Meu Yahoo! (My Yahoo!), um site em que o cliente pode ter inúmeros serviços disponíveis, como:
Certamente pode-se também observar essa personalização do produto em automóveis e o tunning (a tradução literal do termo é ajuste, afinação) é o indicador mais visível de todos, cada parte do automóvel é feita sob medida para cada consumidor, como:
Este nicho de mercado cresce a cada dia, as pessoas sentem a necessidade de ser percebidas de forma diferente, querem ler somente o que precisam, querem ter um automóvel exclusivo, consumir serviços que sejam feitos para ele e ninguém mais.
Os profissionais de Marketing estão aprendendo a lidar com mercados altamente exigentes, que buscam produtos diferenciados, com uma personalidade e que sejam agradáveis ao uso.
Também pode-se concluir que a evolução tecnológica também é um ponto onde a personalização dos produtos é um ponto influenciador, o mercado de computadores pessoais (PC´s) é visto como um dos mais evolutivos, pois a evolução, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e serviços é constante, como:
A customização está voltando ao crescimento em seu Ciclo de vida, ela já esteve muito presente no mercado, mas agora têm foco e um público-alvo muito seletivo e exigente, o maior diferencial que pode ser conquistado por uma organização hoje é a fidelização de seus consumidores e a percepção e aprendizados contínuos.
Basicamente pode-se observar esta corrente atual em automóveis, as próprias montadoras estão criando facilidades para que o consumidor final seja "responsável" pelos detalhes que estarão presentes no automóvel ao final do processo de produção.
Logicamente todos os acessórios e suas possibilidades de montagem já estão inseridos dentro da linha de produção, há limitações quanto ao que pode ser escolhido, pois sem essas limitações o consumidor poderia "produzir" um automóvel tão complexo que seria praticamente impossível de construir.
Essa diferenciação entre os produtos está cada vez mais evidente, o Marketing 1-to-1 (um para um) ganha cada vez mais força, serviços são customizados para aquele cliente específico, produtos podem ganhar acessórios, cores e tantas outras possibilidades que listá-los é impossível, pois a mente do consumidor é muito fértil e promove a evolução do mercado.
Dentro da Internet pode-se observar mais claramente este nicho de mercado, alguns sites possibilitam a personalização, inclusão de conteúdo e tantas outras modificações que não há como existirem 2 produtos iguais, como exemplo pode ser usado o Meu Yahoo! (My Yahoo!), um site em que o cliente pode ter inúmeros serviços disponíveis, como:
- Checagem de e-mails;
- Cotações de moedas estrangeiras;
- Receber as últimas notícias de inúmeros sites;
- Posicionar os elementos onde desejar;
- Criar uma agenda personalizada etc.
Certamente pode-se também observar essa personalização do produto em automóveis e o tunning (a tradução literal do termo é ajuste, afinação) é o indicador mais visível de todos, cada parte do automóvel é feita sob medida para cada consumidor, como:
- Cd player, DVD player e Mp3;
- Pinturas;
- Troca de estofamentos;
- Troca de rodas e pneus;
- Inserção de luzes, neons etc.
Este nicho de mercado cresce a cada dia, as pessoas sentem a necessidade de ser percebidas de forma diferente, querem ler somente o que precisam, querem ter um automóvel exclusivo, consumir serviços que sejam feitos para ele e ninguém mais.
Os profissionais de Marketing estão aprendendo a lidar com mercados altamente exigentes, que buscam produtos diferenciados, com uma personalidade e que sejam agradáveis ao uso.
Também pode-se concluir que a evolução tecnológica também é um ponto onde a personalização dos produtos é um ponto influenciador, o mercado de computadores pessoais (PC´s) é visto como um dos mais evolutivos, pois a evolução, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e serviços é constante, como:
- Placas de vídeo e som cada vez mais poderosas;
- Processadores mais velozes (a cada 18 meses dobram seu poder de processamento);
- Acessórios que são adquiridos de acordo com a necessidade do consumidor, como volantes para jogos, teclados feitos para FPS (jogos de tiro em primeira pessoa), mouse com maior precisão etc.
A customização está voltando ao crescimento em seu Ciclo de vida, ela já esteve muito presente no mercado, mas agora têm foco e um público-alvo muito seletivo e exigente, o maior diferencial que pode ser conquistado por uma organização hoje é a fidelização de seus consumidores e a percepção e aprendizados contínuos.