Desde o nascimento até sua idade mais avançada, o consumidor recebe impulsos e têm necessidades completamente diferentes, iniciando-se, por exemplo, com produtos e serviços direcionados aos bebês e chegando ao consumidor já aposentado e que possui interesses por viagens, passeios etc.
Aproveitar cada um destes momentos em Marketing é traçar uma linha muito similar, ou igual, a do Ciclo de vida do produto, passando pela introdução, crescimento, maturidade e declínio (revitalização), sendo que:
Certamente existem serviços similares que os consumidores usam ao longo da vida, partindo do ponto de seu nascimento até sua aposentadoria, como:
A evolução natural na troca do uso de alguns bens e serviços é vital para a pessoa, suas necessidades e desejos são diferentes ao longo da sua vida, iniciam-se com comidas especiais para bebês e chegam em dietas específicas para um público adulto.
As famílias também passam por estágios dentro do Ciclo de vida, os nove estágios destes Ciclos são:
Os profissionais de Marketing prestam bastante atenção às circunstâncias de mudanças de vida - divórcio, viuvez, novo casamento - e seus efeitos no comportamento de consumo.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.
Aproveitar cada um destes momentos em Marketing é traçar uma linha muito similar, ou igual, a do Ciclo de vida do produto, passando pela introdução, crescimento, maturidade e declínio (revitalização), sendo que:
- Introdução de produtos e serviços pode ser comparada com o nascimento;
- O crescimento é o início das atividades sociais como escolas;
- A maturidade é a entrada no mercado de trabalho, os desejos e conquistas;
- A revitalização é a aposentadoria, onde o ritmo acelerado da vida fica um pouco de lado.
- Planos de saúde;
- Transporte em viagens, excursões, para a aula quando mais jovem;
A evolução natural na troca do uso de alguns bens e serviços é vital para a pessoa, suas necessidades e desejos são diferentes ao longo da sua vida, iniciam-se com comidas especiais para bebês e chegam em dietas específicas para um público adulto.
As famílias também passam por estágios dentro do Ciclo de vida, os nove estágios destes Ciclos são:
- Solteiro: jovem que não mora com a família;
- Recém-casados: jovens sem filhos;
- Ninho cheio I: filhos com menos de 6 anos;
- Ninho cheio II: filho caçula com 6 anos ou mais;
- Ninho cheio III: casais mais velhos com filhos dependentes;
- Ninho vazio I: casais mais velhos, sem filhos morando com eles, chefe da família em atividade profissional;
- Ninho vazio II: casais ainda mais velhos, sem filhos em casa, chefe de família aposentado;
- Sobrevivente I: solitário em atividade profissional;
- Sobrvivente II: solitário aposentado.
Os profissionais de Marketing prestam bastante atenção às circunstâncias de mudanças de vida - divórcio, viuvez, novo casamento - e seus efeitos no comportamento de consumo.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.