1 de dezembro de 2006

Matriz de Ansoff em Marketing

Sempre que um profissional de Marketing busca apoio em matrizes para conhecer melhor seu mercado, seu público-alvo, as forças e fraquezas, o Ciclo de vida etc., deve-se estar atento, essencialmente, aos estudos voltados para conhecer a teoria envolvida na criação da matriz que será utilizada.
Ao elaborar uma matriz "graficamente" deve-se ter em mente quais são os pontos principais que espera-se avaliar com este estudo, não adianta conhecer a matriz sem saber o que fazer com ela, e com a matriz de Ansoff não é diferente, há de se saber qual é o fruto gerado após a inserção dos dados desejados e da relevância dos mesmos.
Esta matriz têm como característica avaliar e determinar a oportunidade de crescimento das unidades de negócio, deixando claro que as estratégias da organização terão um impacto significante nas ações tomadas, mas que, quando bem estudadas e elaboradas, serão o fator determinante para um sucesso mais próximo e focado.
A matriz de Ansoff possui duas dimensões:

  • Produtos;
  • Mercados.
Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:
  • Penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto;
  • Desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas Marcas no mercado;
  • Desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes regulares, freqüentemente intensificando os Canais existentes de Comunicação;
  • Diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na Comunicação explicando porquê está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade.
Fonte: Wikipedia.