19 de maio de 2007

Ciclo de vida dos preços em Marketing

Um dos P´s mais conhecidos e discutidos é o de preço, em certas regiões o consumidor dá muito mais valor ao preço, sendo o produto analisado em segundo plano, o que permite entender que há um mercado saturado e com inúmeros concorrentes.
Quando há a introdução do produto no mercado, o seu preço é elevado, até certo ponto naturalmente, e isso é fruto da sua pequena produção, dos esforços em comunicação e do número reduzido de consumidores dispostos a adquirí-lo.
Colocar novos produtos no mercado tem como base estudos muito bem elaborados, não há como simplesmente produzir algo que não se sabe para que serve, ou mesmo se haverá demanda.
Conhecer o mercado é fundamental, uma empresa nova que produza máquinas de escrever teria muita dificuldade para colocar este produto no mercado, as pessoas já adquirem um computador e as máquinas não são procuradas, logicamente ainda existem locais onde a aquisição das máquinas é real, devido as condições estruturais dos países e da impossibilidade de se adquirir produtos mais avançados tecnologicamente.
Quando o produto entra em sua fase de crescimento, percebe-se que a procura é maior, desta forma os preços caem dentro de um limite, acompanhando o crescimento da demanda e a capacidade produtiva da organização, voltando ao exemplo das máquinas de escrever, este é um mercado que não cresce mais.
Já em sua fase de maturidade, os preço se mantém estáveis, o crescimento da demanda é pequeno e o que acontece é uma manutenção de consumidores, o que permite trabalhar com descontos e uma oferta de produto praticamente estável.
Ao chegar em seu declínio, o produto acaba classificado como uma vaca leiteira ou então é descartado, no primeiro caso é a grande procura que ainda deixa o produto no mercado, com um preço mais acessível e que não permite descontos elevados, já no segundo caso, retirar o produto é a melhor solução, pois há um substituto mais avançado tecnologicamente e com um preço mais acessível ou mesmo a procura não é mais a mesma.
O ciclo de vida do produto e dos preços têm uma conexão direta, sendo que o preço cai com o passar do tempo, ao contrário do produto, que é ofertado de maneira mais abundante.
Elaborar o preço certo para o produto é resultado de muita pesquisa, a oferta inicial acaba por elevar o seu valor, para equilibrar a produção com a oferta reduzida inicialmente.