25 de maio de 2007

Os testes de produtos e serviços em Marketing

Envolver o cliente no processo de elaboração de novos produtos e serviços traz soluções e perspectivas não notadas pela empresa, em certos momentos uma pesquisa pode deixar de fora alguns pontos importantes e que definem o sucesso do mesmo no mercado.
O cliente está mais informado, consulta seus amigos para adquirir um produto ou serviço, pesquisa as características, os atributos, faz testes e contribui para a melhoria e aperfeiçoamento.
Atualmente inúmeras empresas optam por oferecer aos consumidores condições em que o teste de um produto é comum e presente na concorrência, como o test-drive de automóveis.
Permitir que o cliente conheça mais profundamente o produto é um investimento de longo prazo, deve fazer parte da cultura da organização e acompanhar o desenvolvimento do mercado, não basta somente dizer que o cliente pode testar o modelo X e não o Y, algo que acaba acontecendo em algumas lojas e que têm demonstrado um grande volume de devoluções do modelo Y.
O cliente, hoje, é, em parte, dono da marca, ele auxilia a construir um produto, participa de pesquisas e tem o desejo de adquirir o fruto de uma pesquisa em que ele participou.
Outro segmento onde os testes são comuns, é o de programas (softwares), em que os usuários colaboram com o desenvolvimento e melhorias, utilizando versões Beta e informando ao fabricante o que pode ser simplificado, melhorado e atualizado.
Naturalmente o tempo de teste destes programas pode ser alongado, o compromisso com a entrega de um produto de alto nível é indispensável e faz parte das expectativas dos consumidores que testaram e deram o feedback sobre as correções necessárias.
Em um mercado altamente competitivo e globalizado, toda e qualquer vantagem competitiva deve ser utilizada pela empresa para informar ao consumidor as qualidades e atributos de seus produtos.
Mesmo com a grande concorrência de produtos de preço mais baixo, a busca por qualidade é inerente ao ser humano, os clientes sempre desejam receber o melhor, que funcione corretamente e atenda às necessidades.
Cada público-alvo possui um nível de exigência, o significado de qualidade é diferente para cada pessoa, mas pode ser aproximado e formar um grupo de consumidores com desejos e necessidades muito semelhantes, até mesmo quando o assunto é qualidade.
A cada dia novos produtos e serviços surgem ao redor do mundo, novas exigências são percebidas e o cliente participa cada vez mais ativamente do processo de pesquisa e desenvolvimento, e isso tem impacto direto no mercado, na prospecção de novos clientes e no simples manter da base de consumidores já fidelizados.