Um dos primeiros passos dados por uma empresa é decidir qual é o mercado que pretende atender, para isso realiza pesquisas e busca oportunidades nos dados coletados, desta maneira pode tomar as decisões corretas para ampliar ou entrar em um novo mercado.
Todas as decisões a serem tomadas devem estar embasadas em dados sólidos, com análises relevantes e que permitam encontrar desejos e necessidades que ainda não foram atendidos ou onde a empresa pode entregar os produtos e serviços com diferenciais.
As escolhas são importantes e devem levar em conta:
Diante do dinamismo do mercado, da redução dos ciclos de vida dos produtos e serviços e do conhecimento cada vez maior do consumidor, percebe-se que realizar pesquisas constantemente é um bom fator para acompanhar as tendências de mercado, os novos materiais, novas mídias, leis e preferências dos consumidores.
As maiores decisões que uma organização pode tomar é manter-se humana, estar em contato com seus clientes e aprender continuamente.
Todas as decisões a serem tomadas devem estar embasadas em dados sólidos, com análises relevantes e que permitam encontrar desejos e necessidades que ainda não foram atendidos ou onde a empresa pode entregar os produtos e serviços com diferenciais.
As escolhas são importantes e devem levar em conta:
- Tamanho do mercado;
- Desejos e necessidades;
- Capacidade produtiva;
- Diferenciais;
- Concorrentes;
- Ciclo de vida do produto ou serviço;
- Ciclo de vida do setor;
- Ciclo de vida do mercado;
- Atendimento aos clientes;
- Feedback dos clientes;
- Canais de Distribuição;
- Comunicação;
- Relacionamento interno e com os clientes.
Diante do dinamismo do mercado, da redução dos ciclos de vida dos produtos e serviços e do conhecimento cada vez maior do consumidor, percebe-se que realizar pesquisas constantemente é um bom fator para acompanhar as tendências de mercado, os novos materiais, novas mídias, leis e preferências dos consumidores.
As maiores decisões que uma organização pode tomar é manter-se humana, estar em contato com seus clientes e aprender continuamente.