A cada novo passo dado no mercado, as empresas buscam atingir novos patamares, seja na sua produção, aumentar sua fatia de mercado, entre outras, com base em estudos bem elaborados e com informações precisas podem-se criar as estratégias que permitam definir os rumos para os passos seguintes.
O planejamento é fundamental para o estabelecimento de metas organizacionais, gerando assim um compromisso entre todos os colaboradores da empresa e permite elaborar ferramentas de controle, indicadores de desempenho, que informarão se as decisões do planejamento estão funcionando corretamente.
Dentre os dados que podem trazer uma base mais sólida para o planejamento, podem ser destacados:
As metas são como degraus que devem ser alcançados com muito trabalho, não podem ser exageradamente altos ou trazer desânimo para as pessoas, medir o mercado e conhecer o que acontece é um primeiro passo dado em busca de metas viáveis e que agreguem conhecimento aos colaboradores e conseqüentemente à própria organização.
O planejamento é fundamental para o estabelecimento de metas organizacionais, gerando assim um compromisso entre todos os colaboradores da empresa e permite elaborar ferramentas de controle, indicadores de desempenho, que informarão se as decisões do planejamento estão funcionando corretamente.
Dentre os dados que podem trazer uma base mais sólida para o planejamento, podem ser destacados:
- Dados históricos: ter em mãos o que já aconteceu é fundamental, permite compreender os caminhos que o mercado tomou, quais foram as estratégias anteriores da organização, o comportamento dos consumidores, as mudanças realizadas desde a produção até o atendimento de clientes;
- Pesquisa de satisfação dos clientes: em um mercado altamente competitivo não há como deixar de lado a opinião dos consumidores, também não haveria razão para aumentar a produção se o mercado não gosta do seu produto ou do atendimento, por isso conhecer a opinião do cliente pode trazer soluções que evitem altos investimentos e tragam resultados positivos para o consumidor e a empresa;
- Concorrência: todas as empresas têm concorrentes, excetuando-se monopólios e protecionismos impostos, que buscam conhecer as demais estratégias e formas de atuação dos demais, para que utilizem-se de brechas deixadas ou então coloquem no mercado um produto praticamente igual, superior ou tenha um atendimento de excelência;
- Ciclo de vida do mercado: em um mercado já saturado ou em declínio não há motivos para realizar investimentos altos, acompanhar como o mercado se desenvolveu é o mínimo que se espera de uma organização e sua direção, mas mesmo assim ainda existe a oportunidade de revitalização dos produtos já disponíveis no mercado, então inicia-se um novo ciclo de vida e novos estudos devem ser realizados para acompanhar o desenvolvimento deste mercado;
- Indicadores: todas as ações devem ser medidas, seja na área produtiva, distribuição, propaganda etc., pois sem obter uma referência inicial não há como estabelecer as metas, não se conhece o mercado realmente e não há como melhorar em nenhuma área organizacional.
As metas são como degraus que devem ser alcançados com muito trabalho, não podem ser exageradamente altos ou trazer desânimo para as pessoas, medir o mercado e conhecer o que acontece é um primeiro passo dado em busca de metas viáveis e que agreguem conhecimento aos colaboradores e conseqüentemente à própria organização.