27 de maio de 2007

Fidelidade de dados em pesquisas de Marketing

Todas as pesquisas têm um propósito dentro das organizações, podem ser usadas para medir a qualidade de um produto, a excelência de um processo, a satisfação dos consumidores, a dedicação dos colaboradores, o valor da marca e inúmeras variáveis que são pontos importantes de acordo com a organização.
Mesmo com uma certa resistência das pessoas em responder questionários, utilizar a tecnologia em favor da organização, quando se trata da pesquisa, pode trazer dados mais confiáveis e que não passam por influência da pessoa que realiza a entrevista, mesmo que indiretamente.
Em alguns casos não há como realizar uma pesquisa sem manter o contato com o cliente, mas também pode-se optar por disponibilizá-las em computadores (terminais em locais específicos) ou mesmo pela internet.
Dentre os diferentes aspectos possíveis em uma pesquisa, podem ser avaliados:
  • Aceitação do produto: o consumidor informa que poderá ou não adquirir o produto, caso ainda não esteja no mercado;
  • O que a marca lembra: os produtos ou serviços devem possuir marcas que os lembrem imediatamente, facilitando a associação para o cliente;
  • Atributos desejados no produto: antes de colocar no mercado um produto podem ser entrevistados diversos consumidores que formarão uma base de dados sobre as expectativas relativas ao produto a ser lançado;
  • Acesso as informações do produto: o consumidor deseja manter-se informado completamente sobre o produto, também deve ser avaliada a necessidade de complementos pela internet e disponibilizar centrais telefônicas para sanar dúvidas;
  • Sobre o design do produto: de acordo com o público-alvo estimado, deve-se também coletar as informações sobre o design utilizado, a cada faixa etária há um conceito alinhado de acordo com o uso do produto.
As pesquisas são realizadas para dar uma base sólida para a organização colocar seus produtos no mercado, mesmo assim podem existir pequenos ajustes a ser realizados ao longo do tempo, respeitando o público-alvo e a evolução do mercado.
Como já é sabido, o maior segredo de uma pesquisa não é a resposta do consumidor, mas as questões elaboradas e feitas a ele.